Reposicionamento

Duas pulgas começaram a discutir sobre produtividade. Uma delas comentou:

- Sabe qual o nosso problema? Nós não sabemos voar, nós só saltamos. Assim a nossa sobrevivência é ameaçada. Temos muito menos chances do que as moscas, por exemplo. Existem muito mais moscas do que pulgas.

- É mesmo. Vamos contratar uma mosca como consultora – disse a outra.

Entraram em um programa de engenharia de vôo e depois de varias aulas aprenderam a voar.

O tempo passou e novamente as pulgas se encontraram.

- Sabe que voar não é o suficiente. Ficamos grudadas no corpo do cachorro. Nosso tempo de reação é bem menor do que o tempo da coçada. Dificilmente conseguimos voar a tempo e acabamos mortas. Temos de aprender com as abelhas a levantar vôo rapidamente.

Contrataram então uma abelha que deu treinamento por varias semanas. Aprenderam a se mover rapidamente, mas isso não foi suficiente. As pulgas não estavam preparadas para armazenar uma grande quantidade de sangue. Estavam sendo muito eficientes no quesito figa, mas não estavam conseguindo alimentar-se direito.

- Já sei, vamos aprender com os pernilongos. Eles são eficientíssimos em armazenar uma grande quantidade de sangue em pouco tempo.

O pernilongo passou algumas semanas assessorando as pulgas, até que elas aprenderam a técnica de armazenamento. O problema é que, carregando tanto sangue, ficaram maiores e mais pesadas. Perderam agilidade e eram facilmente percebidas pelos cachorros. Não conseguiam nem se aproximar. Os cachorros se protegiam e as afugentavam antes mesmos de pousar.

As pulgas estavam prestes a realizar um simpósio para buscar soluções quando viram uma jovem e saltitante pulga. Ela nunca participou dos treinamentos, estava ali apenas para visitar as amigas.

- Nossa, como vocês estão enormes, o que aconteceu? – perguntou a jovem pulga.

- Fizemos reengenharia. Somos pulgas pós-graduadas, com muitas técnicas. Estamos adaptadas às exigências do mercado do século 21. Sabemos voar, picar com rapidez e armazenar grande quantidade de alimento – disse a orgulhosa pulga.

- E então por que vocês estão com essas caras de fome?

- Ah, isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego para prender técnicas de movimentação à noite. Mas e você, por onde tem andado? Está conseguindo sobreviver nesses tempos de crise?

Então a jovem pulga disse, sorridente:

- Ah! Eu estou ótima, forte e sadia.

- Mas e o futuro, você está se preparando para o futuro, aprendendo novas técnicas? – insistiram.

- Estou sim, até contratei uma lesma para me dar algumas dicas – respondeu.

Foi uma gargalhada só entre as pulgas. Onde já se viu, aulas com uma lesma. Só podia estar louca.

Mas a pulguinha prosseguiu:

- Eu tinha o mesmo problema que vocês, estava cada vez mais difícil conseguir alimento sem corres riscos. Então procurei a lesma e perguntei como poderia resolver o meu problema. Ela avaliou a situação, passou dias observando os cachorros. Depois me procurou e deu a solução: “Você precisa fazer apenas um ajuste; vou mostrar o local exato em que você deve se posicionar, ali é o único lugar que a pata do cachorro não consegue alcançar”.

Para refletir

É cada vez mais comum ouvir falar de reciclagem, aggiornamento, atualização, reengenharia, redimensionamento etc. O mercado cada vez mais competitivo exige uma formação sempre mais ampla e de melhor qualidade. Isso é verdade, mas devemos ter consciência do lugar aonde queremos chegar antes de realizar qualquer curso ou atualização. Se não temos um objetivo claro, podemos perder muito tempo com elementos secundários. Por vezes, podemos até nos desviar do caminho e, em vez de auxiliar, prejudicar o nosso rendimento. As empresas ou grupos também devem ter claros os objetivos ao fazer qualquer mudança ou reposicionamento. Devem fazer um estudo prévio e orientar a equipe da melhor maneira possível para que não se perca pelo caminho. Às vezes, as mudanças que precisamos para ser eficientes são bem simples. Podemos não ter consciência delas, por isso é importante estar sempre abertos a sugestões e a criticas externas ou dos membros da equipe.

Para discutir

-A sua empresa/grupo oferece cursos de atualização?

-Como você pode se beneficiar com eles?

-Como pode colaborar no crescimento e atualização de sua equipe?

Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus

Nenhum comentário: