Desigualdades

Um monge e seu discípulo andavam por diversas cidades do Tibete, quando ouviram falar que numa vila próxima havia um menino muito sábio. Curiosos para conhecer tal menino e comprovar a fama, decidiram ir até a cidade. Chegando à casa do menino, monge e discípulo apresentaram-se e começaram a conversar. Para testar o menino, o monge perguntou:

- Que tal se você viesse comigo e me ajudasse a acabar com as desigualdades do mundo?

O menino respondeu, sem hesitação:

- Por que acabar com as desigualdades do mundo? Se as montanhas ficarem chatas os animais não terão mais refugio. Se acabarmos com a profundidade dos rios e mares, os peixes morrerão. Se todos os animais voarem, e nadarem, e correrem, a cadeia alimentar ficará muito desequilibrada. Se todos tiverem a mesma autoridade, ninguém se entenderá. Se todos forem igualmente sábios, ninguém se interessará em aprender mais. O mundo é muito vasto, é melhor deixá-lo como está.

Para refletir

As nossas particularidades são características fundamentais para aumentar nosso valor e auto-estima. Se todos fôssemos iguais, quão chato seria, e quão desmotivante. Devemos sempre valorizar o que temos de especial, o nosso dom, aquilo que nos diferencia dos outros. Devemos valorizar isso também nas outras pessoas, a particularidade de cada um. Os dons que temos e o modo como os utilizamos torna cada um especial, e diferente. A função do líder não é tornar todos iguais, mas destacar o que cada um tem de melhor. Ele deve incentivar a manifestação dos dons, fazendo com que as diferenças se unam num objetivo único e se ajudem mutuamente.

Para discutir

-Quais as características que lhe tornam único no mundo?

-O que lhe destacam de qualquer outro?

-Como você pode aprimorar essas características?

Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus

Nenhum comentário: