Domingo do Sal da Terra e Luz do Mundo

A palavra de Jesus hoje, chama atenção para o testemunho de nossa vida. E usa, para isso, a imagem do sal e da luz. O sal é o que dá gosto e sentido a vida. É a gente encontrar sempre razões para viver e para ser feliz, mesmo dentro das durezas da vida. A luz se opõe às trevas e aponta para nós um programa de vida.

O Evangelho deste domingo compara as atitudes dos seguidores de Jesus com o sal e a luz. Estes dois elementos são muito importantes na vida da gente e lembram à vocação que recebemos no batismo. Neste domingo, estes sinais merecem destaque, sobretudo no momento da profissão de fé.

A primeira leitura indica bem concretamente o que significa ser luz: repartir o pão com quem tem fome, acolher o infeliz sem abrigo, não desprezar ninguém, renunciar a opressão e a palavra ofensiva. Por isso, é que Jesus mereceu ser chamado luz do mundo, porque ele realizou plenamente as obras da luz, sendo misericordioso até o fim. É nele que se apóia a nossa vocação de ser sal e luz. Fazendo memória de Jesus, em nossa celebração, o Senhor nos faz passar das trevas à luz e derrama sobre nós seu Espírito, para que a nossa conduta seja baseada na solidariedade e na atenção às pessoas que fazem parte da nossa convivência.

Na segunda leitura, Paulo relembra à comunidade de Corinto como foi evangelizada para tirar daí um elemento de reflexão importante sobre a fé.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Um comentário:

Anunciação disse...

A afirmação
"Você também pode ser luz do mundo" é convite e ao mesmo tempo um desafio:sair de si mesmo,ir ao encontro do mundo dos necessitados e levar-lhes um raio de esperança.As obras de misericórdia,citadas no texto de Isaías 58,7-10,são caminhos seguros na busca da salvaçao.Façamos todos o bem que pudermos,pois Deus conta consco na construçao de um mundo novo.Amem