A voz do Amor

Preparava-me para escrever, hoje, sobre João, quando o whatsapp traz mensagem do meu amado Frei Patrício:

“Jesus bate à porta do coração. Façamos silêncio para ouvir o seu chamado. A voz do amor só se escuta no amor. Feliz Natal!”

Sei que o Frei fala do Natal. Minha cabeça e coração, porém, estão também em São Joao, o Evangelista, que comemoramos hoje.

Jesus bateu à porta do coração de João: “Segue-me!” e a partir daí, ele, o mais jovem dentre os doze, sondou incansavelmente o coração do Mestre em itinerário incansável durante toda a vida.

Sondou o coração do Mestre, descobriu do Senhor. Mergulhou, vida e amizade, no coração do Senhor e encontrou o coração do Amado. Aí aprendeu Dele, reclinado, ouvido grudado, em perfeita imobilidade e silêncio.

“Sua mão direita está sobre minha cabeça e sua esquerda me abraça. E a bandeira de me cobre é o Amor”, já ensinam os Cantares. João sabia disso a cada dia. João sabia disso na Ceia! Como, então, não silenciar daquele abismo sem fundo do silêncio do amor? Como não fazer, uma última vez, a memória à qual aquele pulsar convidava: ‘Mestre, Senhor, Amado’? Como evitar o momento temido que se delineava à frente de todos?

Fora, gritaria, fuga, correria, pavor, luta, prisão! No Coração, silêncio, paz, amor, entrega! Todos fogem. João permanece no Amor, olhos fixos nos Dele, coração unido ao Seu a cada passo, a cada queda, a cada cusparada. João fica, aos pés da cruz. Com Maria. Três corações se unem na linguagem do silêncio de amor.

O som do Coração, tão familiar a João, bate também dentro dele, em sua alma unida, em sua memória, seus ouvidos, seu próprio coração, cada vez mais rápido… cada vez mais fraco… cada vez mais lento… até que para e se deixa esvaziar, em silêncio. O silêncio que cumpre a vontade do Pai. O silêncio que escuta o grito dos homens. O silêncio de Amor que vence a morte.

E João aprende, aos pés da Cruz, aos pés da Mãe, que o mesmo Coração com sua mesma música de amor, bate no peito de todo homem. “Amai-vos”, dirá, com a boca do Mestre, do Senhor, do Amado, do Deus Vivo!

João, discípulo: silêncio de amor para escutar o amor!

João, servo: silêncio de amor para obedecer o amor!

João, amado: silêncio de amor, sobre o Coração de Jesus, quase sem respirar para não atrapalhar o amor! Silêncio, no corpo e na alma, para amar o Amor!

João, evangelista: silêncio sobre o Amor para proclamar o Amor!

Maria Emmir Oquendo Nogueira
Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: