São José exemplo de Homem de Deus

Homem simples, trabalhador, responsável, um homem santo que em tudo buscava agradar a Deus e em tudo obedeceu ao Pai.

São José é uma figura muito importante no evangelho, exemplo de Homem de Deus, justo, Pai adotivo de Jesus, esposo de Maria, homem viril, casto que trazia em seu coração um profundo desejo de ser de Deus, mesmo que lhe custasse; quando Deus o falava, ele respondia com atitudes concretas, não olhava as dificuldades, mas seguia a voz do Senhor, queria corresponder aos planos de Deus. Ele acreditava e se lançava na providência de Divina.

No evangelho pouco se fala da sua vida, mas o exalta por ter sido um homem justo.

“José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber.” (São Mateus 1, 19)

São José foi um homem que ouviu e realizou concretamente os desígnios de Deus.

Fico a imaginar São José, acompanhando a gravidez, o parto, o crescimento do filho de Deus, as primeiras palavras e os seus primeiros passos, a infância, adolescência, a vida adulta. Como um bom Pai e esposo cuidou de Nossa Senhora, estando sempre atento a providência e ao sustento de sua família, ele se tornou  santo na fidelidade a Deus através do cotidiano de um Pai de família, foi dessa forma que São José foi Santo, zelando, sustentando, protegendo e amando com gestos concretos a Deus através de sua família.

Atualmente, tem-se perdido o sentido da missão do homem e as referências paternas. Poucos são os movimentos de resgate aos valores da paternidade e da masculinidade, encontramos muitos homens confusos na sua sexualidade porque tiraram os olhos de Deus.

Somente quando o homem busca a Jesus, adorando-o, reconhecendo os seus pecados, buscando-o em primeiro lugar, ele encontra a sua essência, que preenche, que forma e resgata: Somos filhos amados.

São José, um homem humilde e justo, “viveu pela fé”, sem a qual “é impossível agradar a Deus” (cf. Hab 2,3; Rm 1,17; Hb 11,6).

A exemplo de São José, não tenha medo de ter os olhos voltados para o Pai, confiar nele, como filho amado, reconhecer-se como homem de Deus é perceber traços de Deus em seu ser.

“Depois de Jesus e de Maria, amai São José.”
São João Bosco

Deyse Lima

Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: