4º Domingo da Quaresma

A Palavra de Deus nos fala sobre a luz divina que se manifesta na história humana. Deus se revela ao mundo de modo original e surpreendente.

Nas pessoas pobres e frágeis, ele manifesta a grandeza de seu amor. Escolhe Davi, um humilde pastor, para governar o seu povo com justiça. Depois envia seu filho que cura a cegueira, liberta de toda opressão e ilumina o caminho da vida. Quem segue Jesus anda no caminho da luz.

A 1ª Leitura descreve a escolha de Davi para ser o rei de Israel. Samuel foi à casa de Jessé, os filhos são apresentados, mas o escolhido é o menor que está no campo cuidando do rebanho. Ele foi ungido. A unção é o meio pelo qual se confere uma missão sagrada. O Governo do povo deve ser realizado sob a autoridade de Deus.

Mostra que Deus não se deixa conduzir pelas aparências. Ele conhece o coração de cada pessoa e chama os que estão no ultimo lugar para realizar o seu plano de salvação.

São Paulo, na 2ª Leitura, quer manter a comunidade Cristã no caminho do amor. Existem dois caminhos: o das trevas e o da luz. O caminho das trevas era bem conhecido pelos cristãos de Éfeso. Viviam no egoísmo, na avareza, na busca de prazeres. São Paulo ensina o caminho da luz que se manifesta por uma vida em Cristo. Ele viveu como filho da luz e se revelou como a luz verdadeira. Jesus não somente assumiu atitudes de amor, mas é a essência do amor.

A pessoa unida a Cristo também é filha da luz. Sabe discernir o que é agradável ao Senhor e produz frutos de bondade, justiça e verdade. Jesus nos fez participantes da sua própria natureza divina. Assim como Ele é a Luz de Deus no mundo, também nós podemos viver de tal modo que a luz divina brilhe no mundo através de nossas boas obras.

Jesus é a luz do mundo. Vivamos como filhos da luz para que as pessoas vejam as boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus.

O Evangelho descreve a cura do cego de nascença. A cegueira era considerada um castigo divino, seja pelos pecados da pessoa ou dos antepassados. Por não poder ler a Sagrada Escritura e estudar a Lei, era considerado um ignorante diante de Deus.

Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Quando perguntam a Jesus, quem pecou, ele procura abrir também os olhos dos discípulos em vez de achar um culpado, Jesus resgata a dignidade, recuperando a visão.

Jesus vê o cego de nascença e toma a iniciativa de curá-lo. Usa a terra e saliva, formando um barro que lembra a criação. Jesus quer recriar a pessoas, dando-lhes nova vida. Mas a graça divina precisa da colaboração da pessoa. Por isso o cego deverá seguir a palavra de Jesus e lavar-se na piscina.

Seguir o caminho de Jesus significa entrar num processo de libertação. O cego recupera a vista, recebe de Jesus o dom da fé e torna-se discípulo. Recuperar a verdadeira visão é renascer pela fé, acolher a Jesus e se deixar conduzir por sua palavra.


Homilia Dominical

Nenhum comentário: