Iniciamos a Quaresma

Neste 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, tem início a Quaresma, um período de penitência e preparação para a Páscoa. A Quaresma simboliza os quarenta dias em que Jesus passou no deserto, jejuando e rezando, antes de voltar a Jerusalém, quando foi preso e executado. É também um período de muita fé e muita devoção, sendo mesmo, um período de um verdadeiro cumprimento religioso, de penitência e de jejum.

As paróquias celebram hoje a Missa das Cinzas. Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:

Somos criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: “você é pó, e ao pó voltará” (Gn 3, 19).

Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir.

Com esta celebração de cinzas iniciamos nossa caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor.

Participar das celebrações neste tempo de penitência significa percorrer com Cristo o itinerário da conversão que cabe à Igreja e a todas as pessoas, assumindo mais decididamente a obediência ao Pai e dom de si aos irmãos e irmãs.

Paz e bem!!!

Nenhum comentário: