A força de uma gentileza

A falta de gentileza machuca a nossa sensibilidade

Em um mundo onde coloca-se em evidência aquilo que não é bom, ser gentil pode parecer fraqueza, quando na verdade é bem o contrário. Quem nunca mudou de ideia depois de um sorriso verdadeiro, um aperto de mão ou até mesmo uma palavra animadora? Atitudes de carinho, respeito e atenção fazem toda a diferença onde quer que seja e tem força para abrir portas e nos levar a grandes realizações! É que o coração humano criado para amar e ser amando, tem sede de ternura e quando a encontra deixa-se guiar por ela. Já a rispidez, é exatamente contrária aos nossos anseios, por isso nos fere tanto quando a recebemos.

Dizem que a falta de gentileza machuca a nossa sensibilidade, tanto quanto uma geada caindo sobre as flores. Retarda o crescimento de tudo o que é amável e nos impede de desabrochar com a beleza e a simplicidade que trazemos na alma. Por outro lado, a gentileza é comparada a um verão maravilhoso cujo calor estimula e influencia o crescimento das belas virtudes que somos capazes de externar. A gentileza é resultado de um coração forte, curado e unido a Deus pela força de se amor original e jamais pode ser confundida com a fraqueza. A fraqueza faz barulho e tenta impressionar, a gentileza é discreta e faz questão de não aparecer.

Fúria e força

Existe uma fábula atribuída a Esopo que ilustra bem estre contraste:
“Conta-se que o sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte.
Então o vento disse:
– Provarei que sou o mais forte.
Vê aquela mulher que vem caminhando com um lenço azul no pescoço?
Aposto como posso fazer com que ela tire o lenço mais depressa do que você.
O sol aceitou a aposta e recolheu-se atrás de uma nuvem.
O vento começou a soprar até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava com força,
mais a mulher segurava o lenço junto ao pescoço.
Finalmente, o vento acalmou-se e desistiu de soprar.
Então, o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para a mulher.
Com este gesto, ela imediatamente esfregou o rosto e tirou o lenço do pescoço, respirando aliviada.
O sol disse, então, ao vento:
– Lembre-se disso meu amigo: A gentileza e a bondade são sempre mais fortes que a fúria e a força”.

Gentileza e tempo

Talvez seja por isso que as pessoas que agem com gentileza, respeito e consideração são sempre tão admiradas e dependendo do caso, até mesmo temidas. São Francisco de Sales, grande doutor da Igreja, certa vez escreveu: “Quando encontrar dificuldades e contradições, não tente derrubá-las com sua força; aceite-as com gentileza e tempo.”  – e continua explicando que assim se alcançará a vitória. Até porque, muitas vezes por trás de uma palavra grosseira ou até mesmo um gesto humilhante, está um coração ferido, pedindo para ser amado e a gentileza expressa com sinceridade, pode ser o canal para a cura acontecer.

Diante desta fábula, recordo-me também da passagem de I Reis 19, 11-12, onde narra a história do profeta Elias no monte Horebe, desejoso de encontrar Deus. “Um grande e forte vento rasgou os montes e despedaçou rochas, mas o Senhor não estava no vento. Depois da tempestade veio um furacão com resultados amedrontadores, mas o Senhor não estava no terremoto. Veio então um fogo, mas o Senhor não se encontrava no fogo. Depois do fogo ouviu-se um doce sussurro no ar, uma voz mansa e cheia de amabilidade e ali estava Deus”. Um Deus gentil e amoroso que, mesmo tendo poder para criar o universo e manter o mundo, escolhe revelar-se com gentileza e amor.

Fiquemos atentos as oportunidades que Ele nos dá, sendo canais da ternura, neste mundo tão sedento de amor!

Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: