A exemplo de Maria, sejamos ouvintes da Palavra de Deus

Cada vez que medito essas Palavras de Jesus vejo, cada vez mais, a grandeza de Maria, Sua mãe, nossa mãe. Ainda que alguns queiram compreender de forma errada esta Palavra, como se Jesus estivesse desprezando ou não dando valor à sua mãe; ela [Palavra], na verdade, nos diz o contrário, Jesus está exaltando sua mãe e todos aqueles que como ela [Maria] ouvem a Palavra de Deus e a coloca em prática.

Maria teve um privilégio mais do que especial, não apenas o de ter gerado Jesus, mas foi a primeira a ouvi-Lo e foi quem mais ouviu Jesus. Ela O ouviu dentro de si, do seu coração, do seu ventre, quando o coração de Jesus começou a bater enquanto ser humano.

É a mãe quem sente o coração do filho. Maria foi aquela que ouviu Jesus quando este começou a balbuciar, a soltar as primeiras palavras; aquela que ensinou seu filho a falar, foi aquela que aprendeu com Ele a falar das coisas de Deus. Maria viu seu filho crescer, viu seu filho Jesus se tornar, cada vez mais, íntimo de Seu Pai e foi com Ele aprendendo a dimensão mais profunda do Reino de Deus.

Eu me volto, hoje, para esta mulher silenciosa, humilde, agraciada, serva, plena da Palavra de Deus. E peço: ‘Maria, me ajude! Ajude meus irmãos, ajude todos nós, seus filhos, a sermos, primeiro, ouvintes da Palavra de Deus, a abrir mesmo os nossos ouvidos com o mesmo Espírito que entrou em você, mãe de Deus e nossa. A abrir também o nosso coração para que tenhamos plena disposição para ouvirmos e servirmos a Palavra de Deus!’.

A grande lição que Maria nos dá é a de ter ouvido e vivido a Palavra viva de seu filho Jesus. Às vezes, nós até escutamos a Palavra de Deus, a achamos bonita, verdadeira, mas precisamos transformá-la em princípio para a nossa vida!

‘Princípio’, vem de primeiro, é aquilo que nos conduz a sermos daquele ou deste jeito. Por isso, todos nós precisamos olhar para os princípios que regem a nossa vida.

Estamos nos deixando ser conduzidos, iluminados pela Palavra de Deus? A Palavra de Deus guia os nossos passos de modo a sermos discípulos autênticos de Jesus. Que não sejamos meros ouvintes da Palavra, mas sejamos, de fato, aqueles que ouvem e fazem todo o esforço para colocar em prática a Palavra ouvida e meditada!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: