Sacramento do Batismo de Adultos

As crianças, entre sete e catorze anos, ainda não batizadas, devem ser preparadas para o batismo pela Pastoral Catequética. O batismo destas crianças deve ser conforme o rito de batismo de Adolescentes.

O Batismo de quem jê completou catorze anos deve obedecer ás diversas etapas previstas no “Rito da Iniciação Cristã de Adultos”. Cada paróquia, sozinha ou associada a outras, deve ter uma equipe especial para o acompanhamento nessas situações.

A preparação doa adultos para o Batismo compreende o período do Catecumenato com duração variada. Nessa preparação, eles devem receber uma adequada formação e participar dos atos litúrgicos previstos no “Rito de Iniciação Cristã de Adultos”. O final do Catecumenato poderá coincidir com o inicio do período quaresmal, durante o qual se deve intensificar a preparação espiritual dos batizandos.

É recomendável que a administração do batismo dos adultos se dê por ocasião da celebração da Vigília Pascal, estando presente a Comunidade paroquial.

O Batismo dos adultos, pelo menos daqueles que já completaram catorze anos, deve ser comunicado ao Bispo diocesano, que o administrará ele mesmo se o julgar conveniente.

Para ser batizado, o adulto deve manifestar a sua vontade em receber este sacramento; ser suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações do cristão; ser exortado ao arrependimento dos próprios pecados.

Retirado do Livro Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental – Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: