Acompanhamento pós-batismal
Tendo em vista a importância do Sacramento do Batismo para a vida cristã, faz-se mister que a Pastoral do Batismo promova um cuidadoso acompanhamento das famílias dos batizados, a fim de que as mesmas não percam de vista os compromissos assumidos em nome de seus filhos e, assim, possam consolidá-los com uma vivencia maior de sua fé cristã católica.
Este acompanhamento das famílias deve ser feito por toda a Comunidade paroquial, mas especialmente pela Pastoral Familiar, coadjuvada pelos Movimentos, Pastorais e Associações religiosas presentes na Paróquia.
Recomenda-se que o cadastramento das famílias dos batizados, organizado no momento da inscrição para o Batismo, seja aproveitado para permitir que as mesmas possam ser visitadas, sempre que possível, pelos grupos de evangelizadores paroquiais, os quais empregarão o melhor de seu zelo pastoral para incentivá-las na perseverança da vivencia de sua fé cristã católica.
É muito oportuno e de largo alcance pastoral que, no aniversário da criança batizada, seus pais recebam da Comunidade paroquial uma delicada mensagem e, mas que isso, uma visita amiga.
As famílias em situação matrimonial irregular devem merecer da Pastoral Familiar uma atenção toda especial, ajudando-as no sentido de levá-las a uma vida condizente com a fé cristã e de buscar os meios postos pela Igreja, que permitam uma possível regularização.
Retirado do Livro Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental – Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário