Que eu chegue a Ti

Que eu chegue a Ti, Senhor,
por um caminho seguro e reto,
caminho que não se desvie entre prosperidades ou adversidades,
de tal forma que eu Te dê graças nas horas prósperas
e nas adversas conserve a paciência,
não me deixando exaltar pelas primeiras,
nem abater-me pelas outras.


Que nada me alegre ou entristeça,
exceto o que me conduza a Ti ou de Ti me separe.
Que eu não deseje agradar ou não receie desagradar
a ninguém senão a Ti.
Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos
por Tua causa, Senhor,
e que tudo que Te diz respeito me seja caro,
mas Tu, meu Deus, mais do que o resto.


Qualquer alegria sem Ti seja-me fastidiosa
e nada eu deseje fora de Ti.
Qualquer trabalho, Senhor, feito por Ti seja-me agradável,
e insuportável aquele em que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a Ti,
e quando eu cair, reconhecer meu erro.


Tornar-me, Senhor, meu Deus,
obediente, pobre e casto,
paciente sem reclamação,
humilde sem fingimento,
alegre sem dissipação,
triste sem abatimento,
reservado sem rigidez
ativo sem leviandade,
animado pelo temor sem desânimo,
sincero sem duplicidade,
fazendo o bem sem presunção,
corrigindo o próximo sem altivez,
edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.


Dá-me, Senhor meu Deus,
um coração vigilante
que nenhum pensamento curioso arraste para longe de Ti;
coração nobre que nenhuma feição indigna debilite;
coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie;
coração firme que nenhuma adversidade abale;
coração livre que nenhuma paixão subjugue.


Concede-me,
Senhor meu Deus,
uma inteligência que Te conheça,
uma angústia que Te procure,
uma sabedoria que Te encontre,
a vida que Te agrade,
uma perseverança que Te espere com confiança
e uma confiança que Te possua,
enfim!


São Tomás de Aquino

Nenhum comentário: