Jejum e abstinência

Queremos aqui apresentar realidades do cotidiano conforme o Código de Direito Canônico (CIC) diz para nós cristãos católicos – e o que significa o Código de Direito Canônico? É um livro da Igreja católica onde organiza o catolicismo, são as leis, ou melhor, os decretos (cânones) que a Igreja foi adquirindo nesses dois milênios, o atual foi confirmado pelo papa João Paulo II no ano de 1983.

Alguns católicos sempre perguntam: quanto tempo devo ficar sem comer algo para participar da Eucaristia (Missa)? O CIC diz no parágrafo 919. Quem vai receber a santíssima Eucaristia abstenha-se de qualquer comida ou bebida, excentuando-se somente água e remédio no espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão.

Mas ele tem um observação para os idosos e os enfermos; As pessoas idosas e enfermas, bem como as que cuidam delas, podem receber a santíssima Eucaristia, mesmo que tenham tomado alguma coisa na hora que antecede.

Quais católicos podem jejuar, quando, e a partir de quantos anos? Parágrafos 1249 – 1252: Todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência; mas, para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitencias, em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando principalmente o jejum e a abstinência.

Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da quaresma.

Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado quartoze anos de idade e vai até o final da vida; estão obrigados à lei do jejum a partir dos dezoito anos completos e vai até os cinquenta e nove completos. Todavia, os pastores de almas e os pais cuidem que sejam formados para o genuíno sentido da penitência também os que não estão obrigados à lei do jejum e da abstinência em razão da pouca idade.

Retirado do Blog da Canção Nova

Nenhum comentário: