Práticas quaresmais em busca de uma vida nova

São vários os símbolos, as atividades e iniciativas humanas e religiosas que acompanham e enriquecem o tempo da Quaresma, no qual, como em toda preparação, já saboreamos de certa maneira a festa da Páscoa que virá. Por exemplo:

- A cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitencia e conversão próprio deste tempo. A gravidade e o “luto” da Quaresma se manifestam também no visual do espaço celebrativo, sóbrio, despojado. Por isso, neste tempo se evita enfeitar o local das celebrações com flores.

- O jejum nos orienta a dar mais atenção á Palavra de Deus. Quando a gente faz jejum, a gente fica com fome. E a fome que sentimos pode simbolizar e evocar a fome que temos da Palavra de Deus.

- Ajudados pela Campanha da Fraternidade, intensificamos a prática da caridade, procuramos corrigir e aperfeiçoar, à luz da Palavra de Deus, nosso jeito como tratamos as pessoas e com elas nos relacionamos, sobretudo os mais pobres e sofredores, e como procuramos ajudá-los a viver com dignidade.

- Nesse tempo forte da vida da Igreja intensificamos nossa vida de oração, na forma de súplicas, pedidos de perdão, intercessão, agradecimentos, compromissos de fé, melhor participação na comunidade etc. É um tempo próprio para, nas comunidades, a gente participar de alguma celebração penitencial.

- Podemos expressar nossa vontade de participar da caminhada sofrida de Jesus, participando de procissões, Via-Sacra, círculos bíblicos etc.

- Expressamos o “clima próprio deste tempo forte da vida da Igreja também através da musica e do canto. Há uma musica própria e cantos que caracterizam este tempo, além do hino da CF. Para ajudar nesta vivencia, é aconselhável também que se evite na Quaresma o toque de instrumentos musicais. A não ser que seja para sustentar o canto. Fora disto, nada de musica instrumental, nem canto de “Glória” nem de “Aleluia”.

É importante que a comunidade tenha um ou mais jovens ou adultos que, tendo feito o pré-catecumenato e o catecumenato, realize a segunda etapa do Rito de Iniciação Cristã de Adultos. No primeiro domingo da Quaresma são realizados os ritos de eleição e inscrição do nome. O terceiro, quarto e quinto domingos são destinados aos escrutínios: oração sobre os eleitos, preces e exorcismos. Aí, se os eleitos estiverem preparados, podem ser feitas as Entregas: do Símbolo e da oração do Senhor.

Já que a Quaresma é um tempo especial, é evidente que as celebrações e festivas das comunidades, neste tempo, costumam ser muito bem preparadas. Quanto melhor for vivida a Quaresma, melhor será a festa da Páscoa.

Retirado do Livro Liturgia em Mutirão – Ed. CNBB

Nenhum comentário: