Elias – 1 Reis 17,18-19 e 2 Reis 2

Acab, rei de Israel, adorava um ídolo chamado Baal. Deus enviou o profeta Elias para dizer a ele: “Durante três anos não choverá nem terá orvalho”. Incomodado com a profecia, o rei ordenou a morte de Elias. Ele fugiu e escondeu-se junto a um riacho. Enquanto estava ali, os corvos levavam pão e carne em seus bicos todos os dias para Elias.

Depois de três anos, Deus chamou Elias para que regressasse à cidade e mostrasse a Acab que baal é um deus falso. Elias obedeceu. Depois de vários dias caminhando, cansado e com fome, encontrou na porta da cidade uma viúva que recolhia lenha. Elias chamou a mulher e pediu a ela um pedaço de pão.

Apesar de ela ter apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite, foi para casa, preparou um pequeno pão e levou para Elias a metade. Quando a mulher voltou para casa viu que a tigela de farinha estava cheia e a garrafa de azeite também. Desde aquele instante, mesmo que fizesse pão todos os dias, a farinha e o azeite nunca terminavam.

Quando Elias foi encontrar-se com Acab, para mostra que Baal era um ídolo falso, fez a seguinte proposta: “Manda todo o povo de Israel se reunir comigo no monte Carmelo. Ali você me entregará um touro e outro aos sacerdotes de Baal. Cada um dos touros será posto em um altar, mas sem acender o fogo. Os sacerdotes invocarão seu deus e eu invocarei o meu. O Deus que responder acendendo o fogo é o Deus verdadeiro”.

Os sacerdotes de Baal prepararam tudo. Cantavam e dançavam ao redor do altar, invocando seu deus. “Gritem mais alto, talvez Baal esteja dormindo”, dizia Elias. Durante toda a tarde, continuaram gritando e suplicando. Terminaram esgotados e não conseguiram acender o fogo. Chegou a vez de Elias. Preparou o altar com a carne de touro e molhou a lenha e a oferenda com água.

Então Elias rezou a Deus e lhe disse: “Ó Deus, respondei-me. assim todos saberão que sois o verdadeiro Deus!” no mesmo instante um fogo veio do céu e queimou o touro, a lenha e as pedras do altar. Ao ver isso, todos gritaram: “O Senhor é o Deus verdadeiro!”.

Depois desta manifestação divina, os sacerdotes de Baal perseguiriam Elias para matá-lo. Elias fugiu para as montanhas. Sendo já bem idoso, num da que caminhava por Jericó, passou um carro puxado por cavalos de fogo. Elias subiu na carruagem e, num turbilhão de fogo, subiu ao céu.

Retirado do Livro Minha Bíblia – Ed. Paulus

Nenhum comentário: