Saber divulgar

Quando eu era pequeno, gostava de passar as férias e feriados no sitio. Lá, costumavam contar uma parábola interessante sobre algumas galinhas. Havia um grupo de galinhas bem organizado. Elas formaram inicialmente uma cooperativa e, com o passar do tempo, possuíam um império econômico construído a partir da renda obtida com a venda de ovos.

Certo dia, uma das galinhas foi fazer uma visita a uma amiga pata. Lá viu grande pobreza. As patas enfrentavam dificuldades econômicas sérias. Era uma crise que durava já algum tempo. A galinha ficou intrigada com a situação, afinal, os ovos das patas são muito maiores do que os das galinhas, e deveriam valer muito mais.

De volta ao galinheiro, resolveu conversar com uma galinha mais experiente, que conhecia muito bem o negocio de venda de ovos.

- Não consigo entender por que as patas estão passando necessidades. Elas põem ovos muito maiores e mais nutritivos do que nós. Qual o problema com elas? – indagou.

A galinha mais experiente respondeu:

- O problema com as nossas amigas patas é a divulgação. Quando elas põem um ovo, quase não fazem barulho e assim ninguém fica sabendo. Nós, ao contrario, quando colocamos um ovo, saímos pelo sitio fazendo um verdadeiro escândalo. Todos ficam sabendo que colocamos um ovo. Essa é a diferença.

Para refletir

Todos sabemos que “a propaganda é a alma do negocio”. Precisamos anunciar bem os nossos produtos para que façam sucesso e tenham boa venda. Esse ensinamento, porém, não vale apenas para o marketing de um produto. Ele se adapta perfeitamente a nós mesmos, às nossas competências. Não basta sermos bons em algo, termos uma habilidade sensacional que nos faz o melhor em determinada função. Precisamos fazer com que as pessoas, especialmente a equipe ao nosso redor, saibam disso. Isso não é exibição, mas o reconhecimento de uma qualidade. Alem de fazer bem para a auto-estima, saber a quem recorrer em cada necessidade pode ajudar muito no trabalho em equipe. Isso sem falar do fato de que são as pessoas que mais se destacam na equipe, as que se expões mais, que normalmente são promovidas, são convidadas a assumir cargos de confiança e responsabilidade. Mostre os seus dons, faça com que todos saibam do que você é capaz. Anuncie, não vá querer ficar como as patas, que tem o melhor produto, mas não sabem divulgá-lo.

Para discutir

-Como você acompanha cada passo de sua equipe?

-Especificamente sobre o marketing pessoal, como você se sai?

Retirado do Livro Parábolas para a Liderança – Ed. Paulus

Nenhum comentário: