1º Domingo da Quaresma - Domingo do deserto de Jesus

As comunidades cristãs iniciam sua caminhada quaresmal atentas aos apelos que nos vêm da realidade. Na liturgia deste domingo celebramos a memória daquele que venceu a tentação do acúmulo, prestígio e poder.

Jesus se tornou o pão da vida para que tenhamos vida plena. Sua obediência ao Pai até o fim trouxe para nós a justificação. Na celebração eucarística Jesus é a árvore da vida que o Pai plantou no centro de nossa existência. Com ele nascemos para uma vida nova, baseada na partilha e na fraternidade.

Para o evangelista Mateus, Jesus é o Mestre da Justiça. Com Jesus o Reino da Justiça chegou suas primeiras palavras neste evangelho traçam-lhe o programa: devemos cumprir toda a justiça.

Como realizar a Justiça do Reino? Superar as tentações é um indicativo para vivermos a justiça do Reino.

Primeira tentação, realizar a Justiça do Reino mediante a abundância – O diabo é aquele que tem um projeto social capaz de perverter o Projeto de Deus e de Jesus – não só de pão vive o homem mais de toda palavra que sai da boca de Deus, ou seja, os mandamentos, ferramenta para criação da sociedade em que o pão é partilhado entre todos.

Segunda tentação, realizar a Justiça do Reino mediante o prestígio – o diabo tenta Jesus para que abuse do poder de Deus a fim de se livrar da morte. Jesus é convidado a se precipitar do ponto mais alto do tempo de Jerusalém, para demonstrar que Deus está do lado dele e que será capaz de libertar-lo da morte. Jesus se recusa dizendo: não tentarás o Senhor teu Deus.

Terceira tentação, realizar a Justiça do reino mediante o poder - O diabo volta à carga, propondo que Jesus realize a Justiça do Reino mediante a usurpação do puder – eu te darei todos os reinos do mundo e as suas riquezas se te prostares diante de mim para me adorar.

Concluímos então, que o evangelho de hoje, nos ensina que somos capazes de resistir às tentações que levam ao pecado e a morte.

Nos ensina também, para que nesta quaresma saibamos aproveitar as oportunidades de crescimento humano e pessoal, deixando-nos tocar pela graça de Deus.

Nos ensina, por fim, para que a Campanha da Fraternidade 2011 nos leve a um compromisso concreto com a vida humana e com a vida no nosso planeta, baseado na partilha a fraternidade.

Atenciosamente,
Francisco Ivan de Sousa
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: