Liderar com sutileza

Em um pequeno país do Oriente Médio, o líder Xing Lee procurava entender por que seu governo estava conduzindo os negócios ao fracasso enquanto o governo anterior só via prosperidade. Decidiu procurar um mestre muito respeitado na região. Ao encontrar o sábio e explicar-lhe o que estava acontecendo, Lee esperava uma resposta.

O mestre nada respondeu. Apenas sorriu e convidou o líder para uma caminhada pelo bosque. Andaram até o rio e ali ficaram por vários minutos, contemplando o movimento das águas. A noite chegou e fizeram uma fogueira. Sentados ao lado dela, não pronunciaram nenhuma palavra, apenas contemplavam as chamas. Quando o fogo apagou, o mestre perguntou ao líder:

- Entendeu por que você não é capaz de liderar o povo e os negócios como o seu predecessor?

Lee, surpreso, disse que não havia entendido nada. Então o mestre continuou.

- Reflita sobre o que acabou de ver. O fogo é forte e poderoso. Nenhuma arvore ou animal se iguala a ele em força. Facilmente ele toma conta de um grande espaço e destrói tudo o que encontra. O rio, por sua vez, começa muito pequeno, apenas um fio de água na montanha. Ele é sutil, vai descendo de mansinho, por vezes enfrentando terrenos adversos e obstáculos, mas sempre os vencendo. No final, o que vemos? Do poderoso fogo, apenas cinzas. Seu poder destrói tudo à volta. Ele se consome em sua própria força. A água é diferente. Ela é calma, sutil. Ela vai se fortalecendo com o tempo, conforme vai fazendo seu caminho. Ao longo do percurso, o rio cresce e também dá vida a tudo o que está ao seu redor.

Para refletir

Assim como a natureza, a liderança pode ser forte como o fogo ou sutil como o rio. Existem lideres orgulhosos, soberbos, arrogantes, autoritários, que confiam excessivamente em seu poder e acabam por consumir tudo ao seu redor. Há, porém, os que são humildes, que sabem se integrar com os membros da equipe, que na sutileza vão crescendo esse tornando cada vez mais fortes e bem-sucedidos. São estes que conseguem os melhores resultados, porque vão conquistando seu especo ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com as adversidades. Ao final, terão aprendido a superar as adversidades e terão uma equipe e bastante ativa ao seu redor.

Para discutir

-Que tipo de líder você é?

-O que considera importante: a força ou a humildade?

-Como você pode extrair o melhor de sua equipe?

Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus


Nenhum comentário: