Numa cidadezinha do interior, havia um homem que vendia cachorro-quente em uma barraquinha. Não costumava ouvir rádio nem ler jornais. Passava o dia apenas vendendo cachorro-quente e conversando com as pessoas. Era bom nisso. Fazia lanches muito gostosos e anunciava muito bem, pois todos da cidade o conheciam.
Não demorou para o homem aumentar as vendas, comprar muitos pães e salsichas. Seu negocio cresceu e ele comprou uma van. Mais um tempo e já tinha uma lanchonete.
Certo dia, seu filho que vivia na cidade grande ligou e falou que o pai não deveria investir porque a economia passava por uma forte crise, o dólar estava caindo, os juros aumentando etc. o jovem questionou o pai por não ler jornais e não se informar sobre a grave crise internacional.
O homem pensou:
- Meu filho está na universidade, ele entende dessas coisas, vou parar de investir.
Vendeu a lanchonete e parou de anunciar seus cachorros-quentes. De volta à pequena barraquinha, viu os clientes sumirem e as vendas despencarem. Não tinha mais lucro algum. Novamente pensou:
- Meu filho tinha razão, a crise é muito grave!
Para refletir
Como surge um momento de crise? Muitas vezes ela é conseqüência de um panorama geral, da situação externa. Porém, muitas vezes ela é criada por nós mesmo: por nossa mentalidade fechada, por nossa falta de iniciativa, pelo medo de inovar, de contrariar as tendências. O vendedor da parábola nunca iria entrar em crise se alguém de fora não interferisse em seus negócios, injetando nele certo pessimismo. Em sua humildade, conduzia com excelência os negócios e para ele não fazia diferença se existia ou não uma crise externa. Tudo ia bem, até ele começar a pensar negativamente. Isso acontece com muita freqüência em nossas equipes. Quando pensamos que as coisas vão dar errado, elas darão. Porém, quando todos contrariam as tendências e procuram inovar, o êxito será certo. Isso vale tanto para uma empresa, uma loja, quanto pra um grupo de trabalho, uma comissão, uma equipe pastoral etc.
Para discutir
-Quanto o ambiente externo influencia nas suas decisões?
-A opinião das outras pessoas, principalmente as mais próximas, interfere no seu modo de agir e pensar?
-O que você precisa para ser mais otimista?
Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus
Nenhum comentário:
Postar um comentário