Domingo do rico que acumulou muitos bens

Para quem ficará o que acumulaste?

Na 1ª leitura do livro de Eclesiastes (Ec 1,2; 2, 21-23) vimos a reflexão da situação do povo do século IV a.c., quando a Palestina era colônia do império Grego. O autor escreveu durante este tempo de exploração do povo do sentido para a vida humana, além das condições do momento.

A 2ª leitura da carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3, 1-5, 9-11), ele não despreza as realidades da terra, mas convida a comunidade de Colossos a descobrir a Vida Nova trazida por Jesus Cristo e da qual é chamado a participar.

No Evangelho de Lucas (Lc 12, 13-21), Jesus, após ter concluído Sua missão na Galiléia, toma a firme decisão de ir para Jerusalém. Os discípulos o acompanham e Ele os ensina muitas coisas.

Entre os vários ensinamentos Cristo previne os discípulos contra o acúmulo de riquezas.

CONCLUSÃO:

1ª – Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.

2ª – É evidente que os bens materiais são necessários para a vida.

3ª – O Evangelho de Jesus Crist neste domingo garante que a vida e a felicidade são dons de Deus, e estão ao alcance de todos.

• O caminho para a vida não é acúmulo de bens, riquezas... é, sobretudo, caminho na estrada de Jesus superando a cobiça e a ganância.

• Que o Senhor nos torne capazes de superar toda cobiça e nos ensine a buscar a partilha, a solidariedade e o bem comum.

Pe. Francisco Ivan de Sousa
Pároco do Satuário de Fátima.

Um comentário:

Maria Lourdimar disse...

Segundo Ir. Emanuel: "Dinheiro não é tudo, mas tudo é com dinheiro" rss...mas nem porisso, podemos nos tornar escravos do dinheiro, viver em função dele acumulando bens sem partilhar. A partilha nos faz ver os nossos bens como graças recebidas, que podem ser partilhados para atender a necessidade do outro. Já dizia São Francisco de Assis, em oração:
"Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna."
Quem busca as coisas do alto, partilha e não tem apego as coisas materiais, porque tudo passa, tudo é momentâneo e passageiro, só fica o Amor..."Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."