Comentário do Catecismo da Igreja Católica.

44. Qual é o mistério central da fé e da vida cristã?

O mistério central de fé e da vida cristã é o mistério da Santíssima Trindade. Os cristãos são batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (232-237).


Os mais novos podem chamar-me de saudosista, tradicionalista, que aceito, mas eu gostava da resposta do antigo catecismo. “Quais são os principais mistérios da fé?” E respondia: “dois, unidade e trindade de Deus... e encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo!” Quem crê na unidade e trindade de Deus e que Jesus é Filho de Deus feito carne, que sofreu, morreu e ressuscitou, possui os fundamentos da fé. Claro que são necessárias as demais explicações para que nossa vivência seja clarificada e fortalecida.

É bonito saber que o mistério da fé “é o mistério da Santíssima Trindade”. Eu gosto muito da palavra mistério. Não é aquilo que repugna à nossa natureza e muito menos as coisas que não se podem compreender. Mistério é algo que nos é revelado e que jamais poderíamos descobrir usando somente nossa inteligência e pesquisa. Um só Deus em três Pessoas iguais e distintas, é um mistério. Deus é tão bom que não esconde nada de nós, mas tudo nos revela por Jesus Cristo. “Não vos chamo servos, mas amigos, por isso eu vos disse tudo o que ouvi do meu Pai.”

Escutar do Filho a revelação da grandeza do amor do Pai e vivê-lo. Assim, cada um de nós é chamado para revelar com palavras e com a vida o Deus que nos ama e no qual vivemos. Hoje as pessoas sem fé sentem-se agredidas pelo mistério e dizem: “Se eu não posso provar, não acredito; se eu não conheço, não existe”. Essas afirmações são fruto do orgulho e prepotência intelectual. Sinto-me feliz por acreditar, isto é, assumir e viver os mistérios de Deus que me são revelados por Jesus Cristo e pela Igreja. Para quem tem fé, o mistério não agride, mas liberta e faz dobrar os joelhos diante do que não conseguimos compreender com nossa capacidade humana.

No batismo fomos assinalados para sempre com o sinal da santa cruz; que é o credo mais breve, no mistério trinitário. É uma pena quando fazemos o sinal da cruz tão mal-feito, parecendo mais um espanta moscas que sinal de fé. Quem sabe se de agora em diante, quando fizermos o sinal-da-cruz, nós o faremos com maior consciência e amor, sabendo que com esse gesto revelamos publicamente nossa fé na Trindade Santa: no Pai criador, no Filho redentor e no Espírito Santo santificador.

Frei Patricio Sciadini,ocd

Nenhum comentário: