Domingo do Bom Samaritano

Leituras: Dt 30,10-14; Sl 69(68); Cl 1,15-20; Lc 10,25-37

A primeira leitura do Livro do Deuteronômio é uma catequese feita pelos Levitas itinerantes do tempo da Bíblia. Tinha por finalidade orientar e ensinar o caminho da justiça e da fraternidade mesmo diante dos conflitos, desafios e interpelações da vida. O texto de hoje lembra que o ensinamento de Deus é simples e acessível a todos.

Na segunda leitura a comunidade de Colossos era composta por pessoas vindas do paganismo. Estava havendo sérias dificuldades na interpretação da fé com sérias conseqüências para a prática. Paulo, informado disso, escreve na prisão.

Em Lucas o Evangelho apresenta Jesus, após ter concluído sua missão na Galiléia, toma a firme decisão de ir para Jerusalém. Neste caminho os Samaritanos rejeitam Jesus por causa de velhas intrigas com judeus. Mas entre os samaritanos podem-se encontrar exemplos muito fortes de vivência do amor.

O que chamou a atenção no Evangelho? Quais os personagens que aparecem no texto? O que o especialista em leis perguntou a Jesus? O que ele respondeu a Jesus, a respeito da lei? O que Jesus conclui ao ver que ele conhece o mandamento? Porque Jesus contou a parábola? O que Jesus ensina ao escriba? Que relação há entre este evangelho a primeira e a segunda leitura? Que boa notícia as leituras trazem para nós? Que atitude nos pede? Como podemos viver e expressar esta palavra em nossa celebração?

Para concluir a meditação – o doutor da lei fez a Jesus uma pergunta bem prática: O que devo fazer para alcançar a vida eterna? A esta pergunta seguiu uma outra, ainda mais imediata: E quem é o meu próximo?

Através da parábola do Bom Samaritano, Jesus leva o legista a compreender que não basta saber a lei, é preciso fazer o que a lei manda. Além disso, o mais importante não é definir quem é o próximo, mas se posicionar concretamente para ser próximo de quem quer que seja independentemente da situação social, racial ou moral.

A atitude de compaixão do samaritano aponta para a grande misericórdia do Pai que nos enviou Jesus Cristo, seu filho, para ser próximo de nossas dores. Nisto consiste a Boa Nova do evangelho deste domingo.

Ao mesmo tempo, Ele nos pede uma mudança em nossa vida, uma tomada de posição: vai, e também tu fazes o mesmo. Que o Pai venha ao nosso encontro e nos ajude em nossa caminhada.


Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: