O fósforo e a vela

Chegou o dia em que o fósforo disse à vela:

- Eu tenho a tarefa de acender-te.

Assustada a vela respondeu:

- Não isto não! Se eu estou acesa, então os meus dias estão contados. Ninguém mais vai admirar minha beleza.

O fósforo perguntou:

- Tu preferes passar a vida inteira, inerte e sozinha, sem ter experimentado a vida?

- Mas queimar dói e consome as minhas forças. Sussurrou a vela insegura e apavorada.

- É verdade, respondeu o fósforo, mas é esse o segredo da nossa vocação.

E continuou:

“-Nós somos chamados para ser luz! O que eu posso fazer é pouco. Se não te acender eu perco o sentido da minha vida.

Eu existo para acender o fogo. Tu és uma vela: tu existes para iluminar os outros, para aquecer. Tudo o que tu ofereceres através da dor, do sofrimento e do empenho será transformado em luz. Tu não te acabarás consumindo-te pelos outros.

Outros passarão o teu fogo adiante.

Só quando tu te recusares, então morrerás”!

Em seguida, a vela afiou o seu pavio e disse cheia de expectativa:

-“EU TE PEÇO, ACENDE-ME.”

Autor desconhecido

Nenhum comentário: