Vivência em Família, Grupo, Comunidade e Sociedade.

Como você tem vivido, respeitado e valorizado as diferenças nestes meios?

Sabemos que não é tão fácil conviver com as diferenças. Contudo, o mundo hoje é pluralista e ainda mais, as pessoas são diferentes. Vejamos o que diz a seguinte história:

Um mestre viajava com seus quando soube que, numa aldeia, vivia um menino muito inteligente. O mestre foi até lá conversar com ele e, brincando, perguntou:

- Que tal se você me ajudasse a acabar com as desigualdades?

- Por que acabar com as desigualdades? – disse o menino. – Se achatarmos as montanhas, os pássaros não terão mais abrigo. Se acabarmos com a profundidade dos rios e dos mares, todos os peixes morrerão. Se o louco tiver a mesma autoridade que o chefe da aldeia, ninguém se entenderá direito. O mundo é muito vasto, é melhor deixá-lo com suas diferenças.

Ao sair dali os discípulos ficaram abismados com a sabedoria do menino.

Nas famílias, grupos, comunidades e sociedade as pessoas não são iguais, cada uma tem um passo diferente, isto é, algumas têm limitações mais que outras. Portanto, precisamos reconhecer, respeitar e saber lidar com as diferenças, tirando maior proveito do que cada um tem para o bem de todos.

Para Refletir:

Que mensagem desta história pode ser útil em nossa vida?

Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima




Um comentário:

Maria Loourdimar disse...

Um iluminado texto para refletirmos as nossas relações com os outros, como pensamos e somos diferentes, até dos nossos irmãos sanguineos, né? Mas é no convívio com as diferenças do outro, que as relações se tornam mais dinâmicas, como seria monótono se todos fossem iguais, hein? E Deus na sua sabiência nos fez diferentes..."porque diante de Deus, não há distinção entre as pessoas"(Rom 2,11). Então, "Amai-vos uns aos outros como a sí mesmo", e mostrai a nossa misericórdia, diante das diferenças. O Senhor, "ele não tem preferência pelos grandes, e não tem mais consideração pelos ricos do que com os pobres, porque são todos obras de suas mãos."(Jó 34, 19)Então, "vede quão grande é a misericórdia do Senhor!" para todos. Amém!