Domingo dos Apóstolos Pedro e Paulo

Celebramos neste domingo a Páscoa de Jesus Cristo na vida e no ministério dos apóstolos Pedro e Paulo. Com o testemunho e a vida eles se consagraram ao Reino de Deus e foram martirizados por causa do Evangelho.

Na primeira leitura, At 12,1-11, deixa transparecer que a comunidade estava vivendo num clima de perseguição e maus tratos por parte das autoridades. Mesmo sofrendo eles permaneceram fiéis.

O Salmo Responsorial 34(33) faz a união da nossa voz com a oração de todos os mártires que viveram em seu corpo a experiência do Cristo. Façamos o refrão que expressa a bondade e a libertação dos que amam a Deus: é bendito o Senhor e nosso Deus que liberta da prisão os seus amigos.

Na segunda leitura, 2Tm 4,6-8.17-18, encontramos Paulo na prisão na cidade de Roma. É de lá que ele escreveu a Timóteo uma carta, animando-o em sua missão. Paulo louva o Senhor, dá testemunho e anima a todos mesmo tendo sido abandonado por alguns companheiros.

No Evangelho, Mt 16,13-19, tudo acontece em Cesaréia de Filipe, lugar habitado por pagãos, longe do centro. É a partir desta realidade que os discípulos são interrogados a respeito de quem é Jesus. Cada um tem uma idéia do Mestre: alguns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros ainda que é Jeremias ou alguns dos profetas. Contudo, Jesus pergunta: Quem sou eu? E vocês, o que pensam?

A resposta de Pedro corrige um pensamento distorcido que circulava na sociedade a respeito de Jesus. Para Pedro, Jesus é o Messias, o filho de Deus, Emanuel, o salvador, o realizador das promessas e das expectativas messiânicas. Pedro na verdade se compromete com a missão ao fazer esta profissão de fé.

Nesta celebração nós também somos chamados e convocados a buscar em Jesus Cristo as razões da nossa vida, da nossa fé e da nossa esperança. Mesmo com as tribulações e desafios da vida somos chamados a manter a fé, o testemunho e a alegria.

Fortaleza, 04 de julho de 2010,


Atenciosamente,

Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: