Amizade, dom de Deus

Um amigo é uma escolha de Deus para nós. Uma amizade não se dá por escolhas humanas, não somos nós quem escolhemos, esse ou aquele para ser nosso amigo, mas sim Deus. O nosso papel é apenas aprovar e acolher tal escolha, e dessa forma abrir as portas do coração.

A amizade é como um sacramento. E o que é um sacramento? Um sacramento é um sinal visível do amor de Deus por nós.

Um amigo é também um sinal visível do amor de Deus, e do infinito amor de Deus por nós.

O amigo é aquele que nos conhece tal como somos, conhece o melhor de nós, mas também o pior, e aceita-nos e ama-nos como somos.

Numa amizade experimentamos o amor puro, o amor que não espera nada em troca, o amor que não espera ser reconhecido, o amor que apenas ama. E o amor, só é amor porque é livre.

E é essa face do amor que experimentamos quando temos um amigo, é o amor livre é o que se vive numa amizade. O amor paciente, o que não busca seus próprios interesses, que tudo desculpa, que tudo suporta, e porquê?

Porque é livre para amar, e amar como ama a si mesmo.

Olhando para minha história, percebo a generosidade de Deus nas suas escolhas. Deus na sua infinita bondade me deu amigos, amigos que são como a chuva que caindo sobre a semente tem o poder de a fazer germinar, são como anjos, mensageiros, enviados de Deus, são em minha vida, a ajuda adequada, e sempre, no tempo oportuno.

O próprio Jesus no Evangelho, já nos diz:

“Já não vos chamo servos, mas de amigos!”

O amor que o amigo Jesus manifestou a nós, foi o amor mais sublime, o amor mais puro, o amor livre, que em tamanha liberdade amou até o fim, o amor capaz de dar a vida, e de trazer à vida. É esse amor verdade que somos chamados a viver numa amizade. Assim como na Santíssima Trindade, o amor que transborda, o amor que gera vida. O amor que alimenta uma amizade, o amor que une os amigos precisa transbordar e gerar vida.

Amar ao ponto de, a partir das nossas amizades, gerarmos vida. E isso só é possível, viver a verdadeira amizade só é possível, quando acolhemos a escolha de Deus, pois a amizade brota da íntima experiência com o maior e melhor amigo; Jesus.

Quando somos capazes de perceber tais escolhas, somos capazes de levar e sermos levados a Deus por um amigo, somos capazes de amar com amor verdadeiro, somos capazes de gerar vida.

E a Palavra de Deus nos assegura: “O amigo é uma proteção poderosa!”

Retirado do Blog da Canção Nova

2 comentários:

Maria Lourdimar disse...

Que iluminado comentário sobre Amizade...porque ter amigo é um bem necessário, e como precisamos deles, pra nos ouvir, aconselhar, somar, dividir e multiplicar, né? E o Nosso Senhor Deus foi muito sábio, quando nos permitiu os amigos escolhidos por Ele. E agora, só nos resta cantar a música do grande cantor, Milton Nascimento:
"Amigo é coisa para se guardar
no lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância
digam não, mesmo esquecendo a canção,
o que importa é ouvir a voz que vem do coração..." ou melhor, a voz que vem de Deus!

Marcus Rodrigues disse...

Segundo São Francisco de Sales, a caridade é uma amizade, e desta forma, a amizade é o puro amor. E como bem disse Tolstoy em um de seus livros, onde existe o amor, Deus está lá. Assim, amizade não poderia ter outra origem, que não Deus. A amizade é de fato um dom de Deus.

Vivamos pois esse dom... esse sacramento, como bem descreve o artigo.

Gostaria de finalizar com uma breve citação de um livro que estou lendo com meu filho e grande amigo:
"Cada pessoa que passa em nossa vida, não passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, é a prova de que duas almas não se encontram ao acaso." (O Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupéry)

Abençoado sejam todos os nossos amigos... todos os amigos que conhecemos, e aqueles que não conhecemos ainda.

Um forte abraço, e que Deus, nosso maior e melhor amigo, esteja com todos nós!