O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho, há 750 anos, o mais extraordinário penhor de salvação jamais dado ao homem — o Escapulário do Carmo — era entregue a São Simão Stock.

Simão Stock levava uma vida de eremita já há vinte anos. Ao conhecer o rigor da regra e a espiritualidade carmelita, entrou nessa ordem, e avantajou-se entre os irmãos, chegando a ser eleito superior geral, em 1245. Devotíssimo da Virgem e zeloso pela salvação e santificação dos seus co-irmãos monges, solicitava com insistência que Maria lhes alcançasse de Jesus graças especiais. Certo dia, Ela lhe apareceu, portando em seus braços um hábito religioso, entregando-o e dizendo-lhe: “Meu dileto filho, eis o escapulário, que será o distintivo de minha Ordem. Aceita-o como um penhor de privilégio, que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer vestido deste escapulário, estará livre do fogo do inferno”. O desejo de Sião foi realizado sobre modo. Desde aquele 16 de julho de 1251, Nossa Senhora do Carmo jamais deixou de amparar seus devotos, revestidos do Escapulário. Passaram sete séculos, milhões de cristãos, trouxeram o Escapulário de Maria.

“ A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais.”

(Pio XII, 6/8/50)

O nome ‘escapulário’ foi dado àquele hábito religioso da ordem do Carmo pela própria Virgem Santa. Esse nome aliás, é tirado da palavra latina ‘scápula’, que se traduz por ‘ombro’. De fato, o hábito religioso é sustentado pelos ombros e desce para cobrir todo o corpo. Donde o nome escapulário. Essa veste – o escapulário – deve simbolizar, sempre, uma profunda devoção e confiança em Nossa Senhora por parte da pessoa que o usa. Assim como o escapulário original – o hábito – envolve todo o corpo da pessoa, assim a proteção e a intercessão de Maria envolvem todo o ser do devoto. De acordo com as palavras de Nossa Senhora a Simão Stock, lidas acima, o escapulário se restringia à ordem carmelita. Com o correr de muitos anos, tanto o escapulário como peça de roupa e objeto, como também as exigências espirituais para poder usá-lo, foram se alterando. No início era um hábito completo de monge. Depois passou a ser uma longa estola, larga como os ombros da pessoa, que caia para frente e para trás, da altura da pessoa, e usada sobre o hábito religioso.

Em nossos dias se restringe a duas medalhas feitas de pano ou de metais, uma do Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora do Carmo, unidas por duas cordas ou correntes que permitem que o Coração de Jesus fique sobre o peito da pessoa, e Nossa Senhora sobre as costas. Aliás, até há escapulários feitos por uma única medalha, tendo o Coração de Jesus de um lado e Nossa Senhora do Carmo no verso. Essas mudanças não alteram substancialmente o escapulário. Elas se adaptaram aos tempos e aos costumes dos povos.

“Eu também levo no meu coração, há tanto tempo, o Escapulário do Carmo! Por isso, peço à Virgem do Carmo que nos ajude a todos os religiosos e as religiosas do Carmelo e os piedosos fiéis que a veneram filialmente, para crescer em seu amor e irradiar no mundo a presença desta Mulher do silêncio e da oração, invocada como Mãe da misericórdia, Mãe da esperança e da graça”.

(João Paulo II)

Retirado do Blog da Canção Nova

2 comentários:

Norma Muniz disse...

Obrigada por essa informação sobre o Escapulário.Sou devota de Nossa Senhora do Carmo, guardo um carinho pelo escapulário desde menina, por que morei próximo a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, aqui em Fortaleza, na década de 60, morei na rua Barão de Aratanha, 604. Na porta de minha casa passava a procissão de Fátima, eu também participava das procissões de Nossa Senhoa do Carmo e de Fátima,e de São Francisco, (saída do Santuário do Sagrado Coração de Jesus).

Maria Lourdimar disse...

Nossa Senhora do Carmo revesti-nos com o teu escapulário e com tuas virtudes. Amém!
Ah! hoje é mais uma data festiva do nosso pároco, Pe. Ivan, ele nos revelou na missa das 06:30, que estava fazendo 27 anos da sua primeira celebração, e a sua primeira missa aconteceu nas proximidades de Barbalha, numa Capela de Nossa Senhora do Carmo.
Mais uma vez PARABÉNS!...por suas conquistas do seu abençoado sacerdócio!
Que todas Nossas Senhoras, com o amor misericordioso de Jesus e as bênçãos de Deus iluminem o seu caminho de fé e de irmão camarada. Amém!