Sacramento do Batismo de crianças

Os encontros de preparação
Os encontros de preparação para a celebração do Batismo, encargo dos Agentes da Pastoral do Batismo, devem ser feitos em lugar condigno e num ambiente agradável. Procure-se o emprego de meios que lhes dêem dinamicidade, evitando-se a monotonia de mera exposição de temas teóricos.
Recomenda-se que haja agentes disponíveis durantes os encontros de preparação que cuidem das crianças, cujos pais não podem deixe-las em casa. Para esse fim, enquanto possível, haja um espaço físico agradável onde as mesmas possam ser acolhidas.
Os encontros de preparação para o Batismo devem ser necessariamente acompanhados de visitas às famílias dos batizandos, objetivando, ao mesmo tempo uma melhor integração das mesmas na Comunidade paroquial e a formação de laços de amizades verdadeiramente cristãs.
É sumamente recomendável que, no decurso dos encontros de preparação, as famílias dos batizandos sejam apresentadas à Comunidade paroquial por ocasião da celebração da Santa Missa, de preferência, a que preceda à administração do Sacramento do Batismo.
Nessa ocasião, não deixe o Pároco ou o celebrante da Santa Missa de fazer especial referencia, por ocasião da homilia, à presença das famílias dos batizandos e de convidar a assembléia ali presente para participar da celebração do Batismo.
Os temas catequéticos a serem expostos nas reuniões de preparação devem abordar os seguintes aspectos:
a) a pessoa de Jesus Cristo (sua vida, sua prática e sua missão), anunciada como uma boa noticia;
b) o valor dos Sacramentos, sinais eficazes da graça de Deus e principais meios de santificação por vontade divina, com um enfoque maior para o Sacramento do Batismo, necessário para a salvação e para a inserção, como pessoa, na Comunidade eclesial católica;
c) cuidadosa explicação dos ritos batismais, e do profundo significado para a vida cristã;
d) mostrar a necessidade e importância da participação dos pais na Comunidade eclesial, que se vivencia na Comunidade paroquial.
No caso dos pais que não têm o habito de se reunir e de falar em grupo ou pedem o Batismo de seus filhos totalmente desmotivados para uma formação mais adequada para o que pedem ou ainda se dispõem a participar da preparação quase compulsoriamente, propõe-se uma preparação maior com o acolhimento antes que com o conteúdo dos temas, que podem verasr sobre:
a) o verdadeiro sentido do Batismo na vida do cristão;
b) uma detalhada descrição dos símbolos batismais e seus significados;
c) a Comunidade paroquial, como local primordial da vivencia do Batismo recebido;
d) e a missão própria do cristão, que é ser pela palavra e o exemplo, a presença de Deus no mundo.
Os temas acima enumerados, tanto no primeiro caso quanto no segundo, devem ser refletidos no período de um mês e nunca menos de um mês. Com isso, se pretende proporcionar uma maior inserção das famílias na Comunidade paroquial.
Na impossibilidade física dos pais de cumprirem o horário normal previsto para os encontros de preparação, desde que haja causa justa, os agentes da Pastoral do Batismo procurem enquadrá-los num horário especial, a fim de que não lhes falte a devida preparação para o Batismo de seus filhos. Se isto não for possível, que sejam eles encaminhados para outra Paróquia, cujo horário atenda suas disponibilidades de tempo.
Quando os pais preferem batizar seus filhos fora de sua Paróquia de origem, basta que os mesmos apresentem comprovante, sempre assinado por seu Pároco, que ateste devidamente habilitados para batizarem seus filhos.
Os pais que freqüentam habitualmente uma determinada Paróquia ou uma Comunidade a ela assemelhada, onde não têm domicilio, e dela sempre participam ativamente, devem ser tidos como nela residentes para tudo quanto determina este Diretório.
Os pais, que comprovem adequada formação doutrinal por seu engajamento pastoral em determinada Comunidade eclesial, não se eximam dos encontros de preparação, antes procurem colaborar com os agentes da Pastoral do Batismo com seus testemunhos e assim possam motivar os pais a seguirem caminho de vivência cristã e de participação efetiva na própria Comunidade paroquial.
Concluído o ciclo dos encontros de preparação, aos pais seja conferido um atestado de efetiva participação, assinado pelo Pároco. Dessa forma, os pais, que preferirem o Batismo de seus filhos noutra Comunidade paroquial, terão como comprovar a habilitação exigida por este Diretório.

Retirado do Livro Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental – Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: