Sacramento do Batismo de crianças

A Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a Comunidade paroquial oferece aos pais, na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos.

Importante ministério na vida de Igreja, a Pastoral do Batismo testemunha, anuncia e promove a vida humana em dignidade e liberdade. Procura abrir caminhos e espaços, integrando e promovendo a participação das famílias na vida e missão da Igreja para bem educarem seus filhos na fé cristã católica.

A Pastoral do Batismo tem assim por objetivo primordial promover a devida preparação para uma frutuosa recepção, celebração e vivencia do Sacramento do Batismo, de acordo com as Normas Pastorais contidas neste Diretório.

Os agentes da Pastoral do Batismo, em comunhão com o seu Pároco, preparem a inserção destes novos membros na vida eclesial. O acompanhamento deles é missão de toda a Comunidade Paroquial através das diversas pastorais existentes.

Responsáveis pela sagrada função de tornar o Sacramento do Batismo uma verdadeira fonte de novos cristãos, que se empenham com a vivência da fé recebida, os agentes da Pastoral do Batismo devem estar devidamente preparados por uma formação humano-religiosa, acolhendo e ajudando na formação cristã da família do batizando e na sua participação na celebração do Batismo.

Retirado do Livro Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental – Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: