Sacramento do Batismo de crianças

Objetivo e conteúdo

O Diretório Pastoral do Batismo visa contribuir para a mudança de motivação das famílias católicas, quando pedem o Batismo para seus membros, bem como a Pastoral de Conjunto na Arquidiocese de Fortaleza.

Nele estão contidas Orientações Pastorais para toda a Arquidiocese de Fortaleza que permitam uma nova visão e uma melhor vivencia do Sacramento do Batismo e, com isso, um maior comprometimento de toda Comunidade eclesial na formação e acompanhamento dos novos cristãos católicos, a fim de que realizem o mandato do Senhor Jesus de serem “sal da terra e luz do mundo”!

Princípios Teológicos

A vida cristã tem no Sacramento do Batismo, o primeiro dos Sacramentos, a sua raiz e o seu inicio. Cristo o instituiu para que todos tenham a vida nova e o confiou à sua Igreja: “Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado”.

O Sacramento do Batismo, necessário para a salvação, é a porta e o fundamento de todos os Sacramentos da Igreja. Quem não o tiver recebido, não poderá ser validamente admitido aos outros Sacramentos.

O Sacramento do Batismo liberta o batizando dos pecados, o regenera espiritualmente, o constitui filho de Deus por meio do Ministério da Graça e o configura a Cristo com caráter indelével, tornando-o participante do seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real.

O Sacramento do Batismo incorpora o batizando à Igreja e nela o constitui pessoa, sujeito dos direitos e deveres próprios de todo cristão.

Retirado do Livro Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental – Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: