Os cinco macacos

Um grupo de cientistas dos EUA desenvolveu diversas pesquisas, analisando a reação dos animais diante de diferentes estímulos. Uma das pesquisas consistia em ver como os macacos aprendiam a lidar com os problemas.

Inicialmente, colocaram cinco macacos em uma jaula. No centro da jaula, havia uma escada e, no topo da escada, deixaram uma banana. Toda vez que um macaco subia a escada para tentar pegar a banana, os cientistas jogavam um jato de água gelada nos macacos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ameaçava subir a escada, os outros agarravam e batiam nele.

Mais um tempo e nenhum dos macacos subia a escada, apesar de ficarem tentados com a banana que estava lá em cima.

A experiência deu um novo passo. Os cientistas tiraram um dois macacos da jaula e colocaram um novo. Desavisado, a primeira coisa que o novo macaco fez foi tentar subir a escada para pegar a banana. Imediatamente, os outros o puxaram e lhe deram uma surra. Tentou mais uma vez, e outra, mas sempre acabava apanhando. Desistiu da idéia, apesar de achar a banana muito apetitosa.

Algumas semanas depois outro macaco foi substituído. O mesmo acontecia. O macaco que nada sabia tentava subir a escada. Os outros o agarravam e batam nele. Depois de diversas tentativas, o novo macaco acabava aprendendo que não devia subir a escada.

O terceiro macaco foi substituído e o mesmo se repetiu. Os dois novos também ajudavam no espancamento, entusiasmados pelo grupo. P quarto e o quinto logo também deixaram lugar para dois novos macacos, e a situação se repetia. Era um tentar subir a escada e logo apanhava dos outros, até que parava de tentar.

Como todos os cinco macacos foram substituídos, nenhum deles sabia porque apanhava ou batia ao tentar subir para pegar a banana, tão apetitosa ali esperando ser comida. Se pudessem falar, certamente diriam:

- As coisas sempre foram assim aqui.

Para refletir

Assim como os animais, o ser humano realiza muitas ações impulsiva ou mecanicamente. Fazemos porque sempre foi assim, ou porque alguém nos mandou fazer assim, ou porque todos fazem assim. Muitas de nossas ações são baseadas em estímulos que recebemos de outros. Alguma vez paramos para pensar se as reações que temos em determinadas situações fazem sentido? Muitas empresas ou grupos não conseguem se desenvolver exatamente porque são incapazes de fazer as coisas de outra maneira, são incapazes de inovar, de quebrar paradigmas. Se as coisas eram feitas de determinada maneira no passado, não quer dizer que precisam continuar eternamente iguais. Os tempos mudam, as pessoas mudam, as situações mudam e por isso a maneira de agir também deve mudar. As equipes devem se conscientizar de que podem e devem fazer diferente. Devem adaptar-se constantemente. O comodismo só leva ao fracasso e é papel do líder evitá-lo.

Para discutir

-Na sua empresa/escola/grupo, existem coisas que você faz sem saber quando começaram a ser feitas de tal modo nem por que continuam a ser feitas assim?

-Como se pode superar o comodismo nas equipes?

Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus

Nenhum comentário: