A Mãe três vezes admirável de Schoenstatt

Hoje, 18 de outubro, comemora-se a aliança de amor a Mãe três vezes admirável de Schoenstatt. Fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib conta como conheceu essa devoção e o que o levou a construir uma ermida na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Monsenhor Jonas ressalta que, por meio do convite de um provincial ele fez a consagração a Nossa Senhora de Schoenstatt. Essa devoção foi sendo cultivada e foi impossível deixá-la, por ser ela aquela que comanda, ama e está sempre conosco:

“Chegou um rapaz e esteve conosco no no estúdio de gravação. Ele nos deu a capelinha de Nossa Senhora três vezes admirável. Fiquei encantado com aquela capelinha e as feições de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo. Com isso, fomos cada vez mais nos aproximando dela; até o ponto que, a convite do provincial naquela época, eu fiz a consagração. Daí para frente, foi impossível deixar a devoção a Nossa Senhora três vezes admirável de Schoenstatt. Ela é aquela que nos comanda, que nos ama e está sempre conosco”, afirma Fundador.

Por que a construção da ermida de Nossa Senhora de Schoenstatt na Canção Nova:
“Nós sempre tivemos o desejo de ter uma capela de Nossa Senhora três vezes admirável, só que nas conversas para decidirmos tê-la, víamos que era impossível. Só pode haver uma capela na congregação dos padres e das irmãs. Uma sugestão nos foi dada: algo ao ar livre.

Pedimos algum exemplo, porque não imaginávamos como se construiria uma ermida, e entre as capelas que nos foram apresentadas, nós gostamos de uma. Pela graça de Deus, caprichamos e saiu e melhor que o modelo que nos foi apresentado.  Hoje, temos a beleza que é a ermida de Nossa Senhora três vezes admirável de Schoenstatt na Canção Nova”.

A Comunidade Canção Nova tem como título ‘Canção Nova, a Casa de Maria’. Não é à toa que monsenhor Jonas Abib ressalta que tudo passa pelas mãos de Maria: Enfim, na Canção Nova ela entrou e, com muita devoção, aquela que é três vezes admirável como Filha de Deus Pai, a mãe de Deus Filho e a Esposa do Divino Espírito Santo”, afirma monsenhor.

Quem começou este movimento e o que ele propõe?

Tudo começou, em 1914, com o padre José Kentenich, que deu o primeiro passo para o movimento católico apostólico de Schoenstatt, na cidade de Vallendar, na Alemanha. Estavam reunidos em uma capela com um grupo de seminaristas e fizeram com Maria uma aliança de amor. Desde então, onde há o Santuário dedicado a Virgem de Schoenstatt passam milhões de pessoas de mais de 100 países presentes nos cinco continentes que vivem essa espiritualidade que o movimento propõe. Esse compromisso leva as pessoas a fazer esse ato de amor e entrega a Nossa Senhora, toda a vida delas, como as alegrias, os sacríficos e as dores. É um acordo motivado pelo amor, por isso o compromisso se chama Aliança de Amor. Qualquer pessoa pode fazê-lo.

Cardeal Giovanni Lajolo proclamou a mensagem do Santo Padre para todos schoenstattianos que renovaram a sua aliança de amor nos 100 anos dessa comemoração: “Todos os que selam essa aliança, declaram-se dispostos a empenhar-se com todas as suas forças pela causa de Deus e, à luz da fé, configurar juntos o futuro. E fazem-no na certeza de que Maria ajudará para que sejam capazes de viver uma vida cristã no dia a dia”.

Sua organização abrange todos os estados de vida e todas as idades. Estados de vida como sacerdotes, famílias, mulheres e homens, com graus diferentes de pertença ao Movimento, desde os Institutos Seculares, com o contrato jurídico e a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos que temporariamente visitam o Santuário. Há a participação também dos jovens com dois grupos: Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt.


Mons. Jonas Abib

Nenhum comentário: