Um coração sempre pronto a amar

“O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.

O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra,”

Relendo o texto

Nas breves parábolas narradas por Jesus, se quiséssemos indicar os protagonistas, deveríamos fixar a atenção também nas coisas. De fato, existe um tesouro escondido em um campo e existe uma pérola preciosa aos quais é comparado o Reino dos céus. Existe, porém, também um homem que em ambos os casos, encontrando o tesouro ou a pérola preciosa, vende tudo o que possui e, mesmo nessa situação, está cheio de alegria, está rico com o que encontrou. Existe também um tempo no qual se procura, tem-se canseira para encontrar, e um tempo de alegria, de paz, no qual se ama as pessoas, as coisas que estão próximas.

O homem das duas pequenas parábolas é um homem que tem o coração puro, isto é, límpido e simples, que sabe apreciar toda a beleza que está ao seu redor, que sabe procurar aquilo que verdadeiramente tem valor. É bom, é belo, isso pelo qual vale à pena gastar e dedicar às próprias energias. Jesus nos apresenta o Reino dos céus como algo pequeno, mas muito precioso, como a dizer que, olhando as coisas e as pessoas que estão ao nosso redor, com um coração liberto e simples, tudo pode tornar-se um “tesouro”, algo de precioso, pelo qual é necessário abandonar todas as outras coisas.

Meditando o texto

Jesus refere-se, nas parábolas, a realidade de tal maneira pequena que nos espanta crer que possam produzir efeitos tão grandes. De outra parte, sabemos muito bem, porque já nos contaram milhares de vezes, que os humildes e os pequenos são os que aos olhos do Senhor têm maios valor.

Podemos olhar também para a figura de Maria, uma simples e humilde garota, que é chamada para ser mãe de Jesus, uma vida pobre e humilde que é exemplo de dedicação e dom de si pela causa de Jesus. Uma criatura que seguiu Jesus, que quis confiar-se e, por isso, foi engrandecida por Deus.

É possível que a nossa impaciência nos leve a querer ver logo os resultados de tudo o que fazemos, a quere que os outros nos agradeçam imediatamente por aquilo que damos, no entanto, Maria nos mostra que a vida inteira deve ser empregada para alcançar a bem-aventurança prometida por Deus.

No coração de cada um está oculto um potencial de amor que só Deus, como um comerciante á procura de pérolas preciosas, pode descobrir. Mas para fazer com que Deus se aproxime do nosso coração precisamos conservá-lo puro e simples, aberto ao acolhimento, capaz de atenção para tudo e para todos.

Procurando, agora, questionar-nos

-Tenho um coração capaz de amar verdadeiramente sem limites ou preferências, ou ao invés, fecho o coração a qualquer um que não me seja particularmente simpático?

-Se eu devesse avaliar a minha procura do bem, quanto posso dizer ter procurado: suficientemente? Com todo o coração?

-De coisas pequenas e humildes, o Senhor sabe extrair coisas preciosas. E eu me dedico igualmente aos outros, ou tenho necessidade de ser recompensado para despender minhas energias, meu tempo e também meus bens, para ajudar quem de mim precisa?

Retirado do Livro A Palavra para os Jovens – Ed. Ave Maria

Nenhum comentário: