Domingo da perseverança

Para a comunidade de Lucas, exposta às perseguições de fora e às crises internas, refletir sobre o fim dos tempos servia como incentivo e firmeza no caminho da fé. A destruição de Jerusalém, ocorrida anos antes da redação final deste evangelho, era um sinal muito forte que apontava para a chegada dos últimos tempos. As perseguições, vividas por esta comunidade, podiam ser vistas como o começo do juízo de Deus sobre a história e o mundo, quando ele fizer justiça aos justos e puser fim às injustiças dos maus.

A afirmação de que não ficará pedra sobre pedra contrasta com o ensinamento final: é permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida. Os cristãos não precisam temer as instabilidades e turbulências da vida: a resistência da fé se faz acolhendo a força que vem de Deus e que se manifesta no Espírito de sabedoria que vem do próprio Deus, no momento presente. Em tempos de crise, é importante encontrar nosso apoio na estabilidade que é dada por Deus no coração profundo, superando nossa humana sensibilidade. As perseguições e os conflitos encontrarão aí um espaço que não poderão influenciar. É a partir deste núcleo firme e desta profundidade da vida cristã que se estrutura o testemunho que nós, cristãos, somos chamados a dar.

A paciência que o Senhor nos pede não é resignação ao sofrimento, mas uma atitude de perseverança que nos mantém na expectativa do mundo que Deus vai criar e nos engaja no serviço bem concreto para apressar a sua vinda. Na celebração, a ação do Espírito que opera na Igreja a santificação, reúna o nosso coração e nos dê a consciência para discernir e o amor para cumprir a vontade de Deus em cada momento presente.

Retirado da Revista de Liturgia

Nenhum comentário: