Domingo do Cristo Rei do Universo

O titulo de rei evoca a realidade das monarquias que dominaram e ainda dominam o mundo com poder e força. E, muitas vezes, a própria igreja confundiu o reinado de Jesus com esses reinados. Mas Jesus é rei no sentido bíblico do termo, em que a função de rei é ser defensor dos pobres, das viúvas e dos órfãos.

Jesus nunca quis ser chamado de rei, justamente porque não se identificava com certos reis do seu tempo, que não cumpriam esse dever fundamental. Quando o povo queria aclamá-lo rei, ele fugia. Mas, no processo de sua condenação, ali ele é rei no verdadeiro sentido, o rei-servo que cumpre sai missão de dar a vida em defesa dos pobres e humilhados.

A festa de Cristo Rei nos chama ao despojamento de qualquer idéia triunfalista que possamos ter a respeito de nós mesmos, do nosso trabalho e da própria igreja. Proclamar Jesus rei do universo é mais que tudo, invocar que venha a nós o seu reino, assim na terra como no céu. Ao mesmo tempo, é um apelo de conversão para nos colocarmos nesta trilha da consagração total a serviço dos pequenos e fracos, como único caminho para seguir os seus passos.

Retirado da Revista de Liturgia

Nenhum comentário: