Domingo de todos os Santos e Santas da humanidade

O sermão da montanha, em Mateus, é uma espécie de manifesto de Jesus, atualizando para a comunidade cristã a aliança de Deus no Sinai. Jesus é o novo Moisés, dirigindo-se agora a todos os que o escutam. O cerne do manifesto são as oito bem-aventuranças, tendo no centro a bem-aventurança da misericórdia. Mais que mandamentos são bênçãos e promessas de felicidade, vinculadas a uma exigência radical.

As bem-aventuranças mostram que há uma felicidade ao alcance das nossas mãos, não a felicidade que o mundo promove à base do ter que gera competição, mas a felicidade que vem de Deus à base do amor. Essa felicidade pode ser conquistada dia a dia , no exercício do desapego que faz de nós pessoas livres e abertas a relacionamentos que se apóiam na misericórdia e na comunhão.

Como aquela multidão na montanha, a assembléia reunida acolhe o ensinamento de Jesus como bênção e promessa, como uma saída eficaz para alcançar a felicidade tão desejada. É confirmada pelo testemunho dos santos e santas, que aprenderam o segredo de vencer os obstáculos sem perder a fé e a ternura e são proclamados felizes. Que o Espírito de Deus nos faça viver uma consagração total assumindo em nossa vida as bem-aventuranças como segredo para alcançar a verdadeira felicidade.

Retirado da Revista de Liturgia

Nenhum comentário: