Você se lembra daquela mosca que caiu no copo de leite e sobreviveu? Ela era muito curiosa, e pouco tempo depois caiu novamente num copo. Ficou com medo, mas se lembrou da experiência anterior. Começou a se debater com rapidez, aguardando o liquido se tornar sólido.
Outra mosca, que passava por ali, viu o desespero e pensou em ajudar. Aproximou-se e ofereceu-se para puxar a companheira que se debatia no copo. Mas ela não aceitou a ajuda, pois sabia que iria se salvar. A segunda mosca insistiu:
- Tem um canudo ali. Nade até ele e suba!
Mas nada, ela estava certa de que o leite iria transformar-se em manteiga, pois se lembrava muito bem da experiência que tivera há alguns meses.
O que ela não sabia é que o liquido, desta vez, não era leite, mas suco. Debateu-se por muito tempo e nada acontecia. Suas energias se esgotaram e ela acabou afundando.
Para refletir
Experiências passadas ajudam muito a superar novos desafios, mas cada situação tem suas particularidades e exige respostas diferentes. A solução de um problema no passado não é garantia de solução do mesmo problema no presente, nem será no futuro. O líder deve adaptar-se a cada situação, procurando a melhor saída para cada problema, analisando todos os elementos envolvidos. Uma visão limitada ás experiências do passado pode trazer graves problemas e comprometer muitos projetos inovadores. Novos paradigmas surgem do abandono de velhas formas de pensar. Às vezes não basta apenas otimismo e perseverança, é preciso uma atitude radical. Aceitar a ajuda e ouvir os pontos de vista de quem está ao nosso redor é sempre muito útil.
Para discutir
-Você já se viu numa situação semelhante à da mosca da parábola?
-Como encontrou a solução para o problema?
-Qual a importância que você dá as experiências passadas?
Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus
Nenhum comentário:
Postar um comentário