A esperança do cristão deve ser diferente

“Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada” (Rm 8,18). Na Bíblia da Ave-Maria, o título desse trecho é ‘A esperança dos filhos de Deus’. Melhor falando, o Senhor tem uma esperança para Seus filhos.

Para que você entenda melhor a palavra “esperança”, deixe eu lhe mostrar uma comparação, para que você entenda melhor.

Imagine uma moça. Ela sabe que seu noivo virá no fim da tarde. Embora isso seja uma esperança, ela está cheia de certeza; para ela, é certo que o amado virá. Ela não sabe se ele chegará às cinco ou seis horas da tarde; talvez até ele possa chegar antes disso e surpreendê-la. O importante é que ele virá. Além disso, há um “que” de surpresa, e ela não pode estar despreparada.

Se alguém quiser especular e perguntar à moça quem lhe garante que o noivo virá, ela não terá provas intelectuais, mas a prova que vem do coração.

Quanto mais passam as horas, mais seu coração vibra, mesmo que esteja dando tudo errado no serviço, na preparação para recebê-lo. Ela, que vinha se preparando durante todo o dia, quanto mais tarde o noivo chegar, mais tempo ela terá para se preparar. Mais do que isso, a vestimenta interior dela se renova totalmente, porque o amado vai chegar no fim da tarde.

Se ele não chega às cinco, não faz mal, isso dá a ela mais esperança. Ela dá todas as desculpas – “Ah, é horário de verão!” –, porque a esperança é mais forte.

Chegam as seis horas, as sete horas, mas ela não se decepciona. Por quê? Porque a esperança está baseada na certeza, na alegre certeza que muda todo o contexto do tempo presente, que se torna diferente por causa da expectativa do amado que vem.

Parece contraditório, mas nossa esperança está no fim. Jesus virá! Esse é o começo da história, tudo parte d’Ele e tudo deve ir para Ele. O nosso começo acontece na fecundação, mas o verdadeiro começo é a hora do nascimento. O que esperamos? O nascimento, o vir à luz.

É isso que estamos esperando, que Jesus venha. Ele virá e tudo se transformará. Por isso a Bíblia diz que céus e terra se transformarão, serão totalmente novos. Tudo será refeito em Cristo.

Infelizmente, para aqueles que não têm essa esperança, não têm esse ponto de chegada, a vida perde o sentido. Muito mais do que nós estarmos indo, é o nosso Amado que está vindo!

Monsenhor Jonas Abib

Nenhum comentário: