Vençamos os fantasmas que estão apavorando nossa vida

Depois daquela multiplicação maravilhosa dos pães, que saciou toda aquela multidão, Jesus põe-se mar adentro na barca com os Seus discípulos para ir do outro lado da margem. A noite avançava, Jesus ficara em terra rezando e via que Seus discípulos remavam, mas estavam cansados por enfrentar os ventos contrários.

Vendo os Seus, Jesus foi andando sobre as águas para ir ao encontro deles, para vê-los mais adiante, mas os discípulos, movidos pelo cansaço, começaram a ter medo, confundiram Jesus com fantasmas e começaram a gritar de pavor. Jesus disse: “Coragem, meus filhos! Não temais, sou eu que estou indo ao vosso encontro”.

O cansaço, o desgaste físico, emocional, psicológico geram tantos fantasmas dentro de nós, dentro do nosso coração, que até passamos a confundir as coisas, até as pessoas de Deus que estão ao nosso lado, até o nosso próximo se torna fantasma para nós!

Como nós precisamos da luz de Deus! Como precisamos, a cada dia, vislumbrar Jesus à nossa frente, para nos ajudar a vencer os fantasmas e as fantasias que crescem dentro de nós! Sabemos que as fantasias cultivadas, que crescem dentro de nós viram verdadeiros fantasmas, nos assustam, nos apavoram, nos fazem criar coisas que não existem; aí, começamos a implicar com isso e com aquilo, começamos a viver certas “neuroses” dentro de nós e com os outros, que nem damos conta de onde está vindo. Por isso, Jesus, hoje, está vindo ao encontro de nós para curar, melhor ainda, para mandar para longe de nós todos os fantasmas que estão nos apavorando.

É óbvio que fantasma é aquilo que não existe, nós não somos mais crianças para termos essas ilusões, mas às vezes o nosso coração de adulto fantasia demais as coisas e, geralmente, fantasiam o que é mais negativo. Nós transformamos uma coisa pequena em algo grande, transformamos um mal-entendido num desentendimento e numa guerra; fazemos confusões por pouca coisa. Porque alguém não sorriu para nós, já começamos a fantasiar tantas e tantas coisas; pegamos uma palavra e fazemos dela um verdadeiro incêndio ao nosso lado.

Que Deus nos ajude a nos purificarmos dessas fantasias terríveis, pequenas ou grandes, que deixamos crescer dentro de nós e nos ajude a vencer os fantasmas que, muitas vezes, estão apavorando nossa vida.

Lembro-me de que alguém passou um bom tempo sem falar comigo. Fechava a cara, não queria me ver e eu não entendia nada. Até que um dia ela tomou coragem e veio me dizer: “Olha padre, eu estou chateado com você, porque você não gosta de mim!”. Disse-me tantas coisas! E eu lhe disse: “Eu nem sabia que isso acontecia, eu nem sabia que um gesto que eu havia feito tinha causado tanto transtorno dentro de você! O problema não foi o meu gesto, o problema foi você transformá-lo em uma fantasia que cresceu tanto e virou um fantasma!”.

Está na hora de rompermos com todos os fantasmas que criamos ao redor de nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: