Guarde os preceitos de Deus

Meu filho e minha filha, não se esqueçam da Palavra de Deus que foi colocada em seu coração, na Santa Missa, pela Sagrada Escritura. Não se esqueçam daquela Palavra que veio a vocês como uma resposta nem dos mandamentos que vocês aprenderam desde criança. “Não se esqueçam da minha instrução e o seu coração guarde os meus preceitos, pois são eles que trarão a você dias duradouros e muitos anos de vida e de paz.”

Quando você se torna sensível à Palavra de Deus e à moção do Espírito, guarda no coração as Suas vontades e passa a amá-las. O próprio Senhor, por meio da Sua inspiração, faz você querer o que Ele quer, isso preserva a sua vida e assegura a sua felicidade.

Tudo o que Deus quer para nós é bom. A vontade d’Ele é a melhor coisa que pode acontecer na nossa vida. E, quando um preceito d’Ele chega até nós, é para preservar a nossa vida e nos fazer feliz.

Na vontade do Senhor não existe maldade ou indiferença. É na ausência d’Ele que a maldade se manifesta. Por isso, a Palavra diz: “Que o amor e a fidelidade não o abandonem”. Abra o coração para a bondade e seja fiel a Deus, quem é do Senhor faz sempre o bem, a começar com os seus.

A pessoa bondosa é gentil, carinhosa, paciente, participativa, ajuda o outro nos seus afazeres, tem disposição para perdoar, para cuidar de quem precisa. Ela mostra nos pequenos gestos que o seu coração está tomado por uma força divina que verdadeiramente transforma.

Essa bondade precisa ser tão sentida quanto realizada. Por isso, a Palavra diz: “Que o amor e a fidelidade não abandonem você. Amarre-os ao redor do seu pescoço e escreva-os na tábua do seu coração”. Amarrar a bondade no pescoço significa deixar-se conduzir por ela por onde você for e deixá-la repousar sobre o coração.

A recompensa por ser bondoso é a alegria em praticar o bem. Mas o Espírito Santo lhe garante mais. Ele garante que se você praticar o bem, alcançará a graça e o bom sucesso diante de Deus e dos outros.

Aquele que age com fidelidade e bondade será favorecido por Deus e pelas pessoas à sua volta. Por praticar o bem, a pessoa desperta no outro a vontade de retribuir esse bem e receber do Senhor ajuda e proteção.

Às vezes, você usa tantos artifícios para afastar-se do mal, mas o que realmente afasta o mal de você é o temor do Senhor. Temor é respeito, disposição para obedecer ao que Deus coloca no seu coração.

Se você estiver com Deus, o Espírito Santo vai lhe dar capacidade de depositar toda confiança no Senhor. Mesmo que você não confie em si mesmo, confie em Deus, pois Ele confia em você e sabe a capacidade que tem para experimentar esse amor que vem pela bondade.

Pense no Senhor em todos os seus caminhos e Ele conduzirá seus passos. Com Deus é mais fácil e tudo se torna possível. Nada traz mais saúde para o corpo do que aceitar viver a vida com amor, ser bom e fazer o bem.

É sobre os seus ossos que recaem o peso do dia a dia, mas a Palavra garante que o Espírito Santo vai tirar de cima de você essa sobrecarga, colocando, no seu coração, os preceitos e a instrução de Deus, guiando seus passos no caminho da verdade. A recompensa será consequência da bondade e da fidelidade ao Senhor. Bendito seja Deus por essa Palavra.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: