18º Domingo do Tempo Comum

A 1ª leitura é uma reflexão sapiencial, onde a transitoriedade das coisas leva a viver o desprendimento como caminho de abertura para Deus.

Na 2ª leitura, Cristo tudo em todos proporciona vida nova, para testemunharmos a comunhão solidária, superando as desigualdades.

No Evangelho, Jesus revela a verdadeira sabedoria a partir do pedido de alguém do meio da multidão: Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo. Ensina a relativizar os bens diante do valor absoluto do Reino de Deus e adverte seus discípulos: Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois a vida não consiste na abundância de bens. A parábola do rico insensato aponta para o bom uso dos bens da terra, a fim de que seja assegurada a vida digna para todos e a difusão da Boa Nova do Reino. O homem rico se preocupa em guardar para si a grande colheita que a terra produziu: Tens uma boa reserva, descansa, come, bebe, goza a vida. Assim, ele manifesta sua insensatez, pois é incapaz de reconhecer Deus como o Senhor da terra e a fonte da vida e de partilhar as riquezas com os irmãos. A consciência da provisoriedade do tempo leva a encontrar o sentido da vida: Para quem ficará o que acumulastes? Em meio às preocupações com o alimento, com as condições dignas para viver, é necessário buscar o Reino porque tudo será dado por acréscimo.


Revista de Liturgia

Nenhum comentário: