Domingo da Ressurreição


Na 1ª leitura, os discípulos se tornam testemunhas de Cristo, que andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos.

Na 2ª leitura, unidos a Ele, por meio do batismo, ressuscitamos para uma vida nova. A busca das coisas do alto, da vida plena em Deus começa desde já através do amor ao próximo.

No Evangelho, João começa o texto com Maria de Madalena, do grupo das discípulas fiéis, indo ao sepulcro na madrugada do primeiro dia da semana. Pedro e o discípulo amado correm ao túmulo, pois não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. A morte será entendida mediante a experiência de fé no Ressuscitado. O discípulo amado, presente na ceia e ao pé da cruz, expressa seu amor exemplar, chegando primeiro ao sepulcro. Ele viu o túmulo vazio e acreditou. No texto de Lucas, Jesus se aproximou e começou a caminhar com os discípulos. Eles estavam decepcionados com a morte de Cristo na cruz, pois aguardavam um Messias poderoso. A presença do Ressuscitado faz arder o coração com sua palavra. Jesus, que havia partilhado o alimento, especialmente com as pessoas excluídas, compartilha novamente agora com os discípulos, graças à sua hospitalidade. O acolhimento, a escuta da Palavra e o partir juntos o pão abre os olhos para compreender que Jesus é o verdadeiro Messias, o Servo rejeitado e exaltado.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: