5º Domingo da Quaresma

Na 1ª Leitura, o profeta, durante o exílio da Babilônia, consola o povo sofrido com a esperança de uma nova libertação. Deus, que realizou maravilhas no êxodo, abrirá um caminho novo no deserto, para conduzir o povo de volta à terra prometida.

Na 2ª Leitura, a conformidade a Cristo exige conhecimento profundo, para experimentar a força da sua ressurreição e permanecer firme na caminhada em busca da meta.

No Evangelho, Jesus, depois de passar a noite em oração no monte das Oliveiras, volta ao Templo de Jerusalém. Sentado, na posição de Mestre, ensina ao povo reunido em volta dele. Os escribas e os fariseus apresentam o caso da mulher surpreendida em adultério. Segundo o Velho Testamento, a mulher e o homem que praticavam o adultério eram apedrejados até a morte. Mas, o Deus da vida não tem prazer com a morte do pecador, pois deseja que mude de conduta e viva. Homens e mulheres são chamados à conversão, para acolher o amor misericordioso do Pai, revelado em Jesus. A palavra do Mestre de Nazaré convida os acusadores a rever as próprias atitudes: Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra. Sendo enviado pelo Pai não para condenar, mas para salvar, Jesus começa um novo diálogo com a mulher, que continuava no meio, em pé. Ele oferece o perdão e as condições para seguir uma vida nova e plena: Vai, e de agora em diante não peques mais.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: