4º Domingo da Quaresma


A 1ª leitura mostra que o povo entra na terra prometida, cumprindo a promessa que o Deus da aliança havia feito a Abraão. O dom da terra, doado pelo Pai aos seus filhos, é celebrado com a festa da Páscoa, da mesma forma como começou a caminhada de libertação no Egito.

A 2ª leitura ressalta que a reconciliação realizada por Deus, através da vida, morte e ressurreição de Jesus nos transforma em criaturas novas. Deus renova todas as coisas e nos torna embaixadores de Cristo, na missão de construir um mundo de paz e fraternidade.

A parábola da misericórdia é um convite para participar da alegria do Pai que, pelo Filho Jesus, acolhe e salva os marginalizados e “perdidos”. O filho mais jovem pede a parte da herança, normalmente repartida após a morte do pai; afasta-se e cai numa situação de escravidão. Chega ao ponto mais humilhante, quando começa o caminho da volta e abertura à graça divina. Os gestos do pai ao ver o filho chegando, expressam o amor incondicional de Deus, que não se cansa de esperar a volta de seus filhos. A dignidade do filho é restaurada, sendo revestido com a túnica, com o anel nos dedos e as sandálias nos pés. O pai misericordioso acolhe com festa e vai ao encontro também do filho mais velho, incapaz de acolher e perdoar porque julga e condena. Os dois filhos são chamados a participar da mesma felicidade e vida plena em Deus e a viver fraternalmente como irmãos.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: