19 de Março - Dia de São José


José em hebraico significa “Deus cumula de bens”, esse nome revela exatamente quem é São José, pai adotivo de Jesus, o homem que mais recebeu bens divinos.

Ele é esposo de Maria Santíssima e pai de Jesus, os maiores tesouros de Deus na terra, Jesus, seu filho dileto e Maria, foram confiados a São José.

Deus não iria aferir tão importante missão a São José, se não fosse pelas suas extraordinárias virtudes e santidade.

No evangelho ele foi descrito como homem justo, pois viveu, pensou e agiu em conformidade com o desígnio de Deus a todo instante.

Ele recebeu o título de “santíssimo” pela igreja, qualificativo que não dá a nenhum santo.

São José exerceu sua missão com muito amor, homem nenhum no mundo deu mais amor, carinho e cuidado a Jesus que ele.

Recebeu a graça de ser o primeiro homem a carregar o menino Jesus no colo quando nasceu.

Ele protegeu Jesus da fúria de Herodes, conseqüentemente ele cuidou de Jesus e de Maria, para toda a humanidade, fez sempre o que pode para deixá-los seguros, cumprindo fielmente seu papel de pai e marido.

Tomando o exemplo de São José devemos refletir como cada pai está cuidado de seus filhos e esposa. Será que seguindo o exemplo de São José ou o exemplo de pais infiéis, que não se preocupam com a vida da sua família e mais vivem em egoísmo e desamor que amor?

Se isso está acontecendo é preciso retomar o caminho da vida, do perdão e do amor sincero, como Deus quer para todos nós, antes que seja tarde demais.

São José sustentou dignamente sua família com o trabalho de carpinteiro em Nazaré, será que os pais cristãos estão exercendo um trabalho honesto e digno para conseguir o sustento familiar?

Ele não foi egoísta, pensou sempre no melhor para sua família e cumpria prontamente os pedidos de Deus. Na vida familiar, cada pessoa deve pensar se busca sempre o melhor para toda a família ou se age somente conforme seus gostos e desejos.

Buscamos ser fiéis em cumprir a vontade de Deus ou nos endeusamos, nos colocando no centro de tudo e Deus em segundo plano?

São José foi o maior exemplo de homem santo e pai de família que existiu.
Todas as pessoas deveriam recorrer sempre a ele e na veneração a tão grande santo, procurar imitá-lo em sua justiça, bondade, atenção e amor a Jesus e a Maria.

Todo cristão deve refletir se a exemplo de São José, está exercendo bem a missão dada por Deus ou se contrariamente esta permitindo o tempo passar e com ele, as oportunidades de fazer o melhor a Deus, para servi-lo.

São José recebeu Jesus desde o início com zelo, cuidado, respeito e amor. É muito importante também pensar, como recebemos atualmente Jesus, principalmente na eucaristia, será que com o mesmo zelo, cuidado, respeito e amor? Ou estamos o abandonando, não fazendo caso de sua presença tão real, viva e divina todos os dias nas igrejas?

A convivência com Jesus e Maria deve ter sido extremamente especial a São José, afinal ele passou tantos anos na companhia de Jesus, observando seus divinos exemplos e na de Maria, observando a prontidão dela em servir e amar com tanto amor ao próprio Deus também na figura de seu filho Jesus.

Certamente nenhum outro homem conheceu e amou tanto Jesus e Maria quanto São José.

Também nós devemos procurar conviver o máximo possível com Jesus e Maria em nossas vidas, que eles estejam tão presentes em nossas almas, quanto a nós mesmos, para isso devemos pedir essa graça a São José, que nos ensine como amá-los mais a cada momento como ele fez.

São Cura d’Ars, o patrono dos párocos, dizia: “Oh Jesus, dai-me a ardente caridade de São José, e nada mais restaria desejar sobre a terra”.

Para São José se atribuí um poder de intercessão sem limites, tanto que Santa Teresa que foi uma grande devota dele, afirmou: “Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele... Não me lembro, até o presente, ter-lhe pedido coisa que tenha deixado de fazer. Causa espanto as grandes mercês que Deus me fez por meio desse bem-aventurado Santo, dos perigos que me livrou, assim do corpo como da alma. A outros Santos parece que o Senhor lhes deu graça para socorrer em determinada necessidade. Deste glorioso Santo tenho experiência que socorre em todas... Só peço, por amor de Deus, que o prove quem não me acreditar e verá por experiência o grande bem que é encomendar-se a este glorioso Patriarca e ter-lhe devoção”.

Na ultima aparição de Nossa Senhora em Fátima, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como um quadro a Sagrada Família. À direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto cerúleo e o rosto mais resplandecente que o sol; à esquerda, São José com o Menino Jesus, no ato de abençoar o mundo. Eis o lugar de São José no céu, entre Jesus e Maria.

Assim sendo, quem a tão amado e grande santo se confia, caminha inspirado por ele, de virtude em virtude, de graça em graça, até atingir um elevado grau de santidade e estar como ele para sempre ao lado de Jesus e Maria por todos os séculos sem fim.

Juliana Gonçalves
Retirado do Site Igreja Hoje

Nenhum comentário: