Domingo da Santíssima Trindade

A 1ª leitura ensina a guardar os mandamentos, reconhecendo e gravando no coração que o Senhor é o único Deus. Ele conduz a vida do povo, libertando-o do Egito, comunicando-lhe sua palavra no Sinai, conduzindo-o à terra prometida.

Na 2ª leitura, graças ao dom do Espírito através de Cristo podemos chamar Deus de Abba, meu Pai. Como filhos, somos impelidos a deixar-nos conduzir pelo Espírito de Deus.

O Evangelho nos mostra que, após a paixão, morte, ressurreição e glorificação de Jesus, os discípulos foram para a Galileia, à montanha indicada. Naquela região, onde o Mestre havia iniciado o ministério e proclamado o novo ensinamento de libertação, ressoa para os discípulos o chamado para a ação missionária. A fé na palavra leva os discípulos a reconhecer Jesus como o Senhor do céu e da terra mediante um gesto de adoração. A Boa Nova de Jesus abre o horizonte e faz transcender os limites de Israel. O Ressuscitado infunde nos discípulos confiança na missão universal de fazer discípulos entre todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo . Os discípulos são enviados a congregar os povos, tornando-os seguidores de Jesus, ensinando-os a observar seus ensinamentos. Nesse caminho do discipulado, Jesus estará sempre presente, pois ele é o Emanuel, o Deus conosco : Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos . Sua presença sustenta a missão e impele a seguir sua palavra, cooperando na realização plena do seu Reino.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: