Domingo da Natividade de São João Batista


A 1ª leitura evidencia que a missão do servo, chamado desde o ventre materno, se assemelha a de Jeremias. As palavras que Deus coloca na boca do profeta são como uma espada afiada e sua tarefa é ser luz das nações, abrindo os olhos dos cegos.

Na segunda leitura, Paulo, em Antioquia, fala de João Batista e de sua atividade como precursor do Messias. O anúncio de João proclamava a vinda do mais forte, o Messias Salvador.

O nascimento de João Batista é celebrado como sinal da ação e fidelidade de Deus às promessas de salvação. Como Sara, Isabel é libertada da humilhação da esterilidade, pois para Deus nada é impossível. Assim, João é dom de Deus que renova a esperança do povo. No oitavo dia do nascimento, o menino é circuncidado, como de costume; recebe o nome de João dado por Isabel e confirmado por Zacarias , nome associado à misericórdia e à gratuidade de Deus. No cântico do Benedictus, ele louva e agradece o Senhor pela salvação realizada ao longo da história. Os vizinhos e parentes se alegram com o nascimento do profeta do Altíssimo, e notícia se espalha. João, conduzido pela mão do Senhor, crescia e se fortalecia em espírito. Preparava-se no deserto para ser a voz profética a preparar o caminho do Senhor.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: