A flauta mágica

Muitas pessoas vão à África para caçar, apesar de ser uma pratica desprezível. As savanas são um excelente local para se encontrar animais selvagens. É um tanto perigoso, por isso um caçador procurou a ajuda de um feiticeiro para facilitar-lhe o trabalho.

Depois de algum tempo e diversas tentativas, o feiticeiro encontrou a solução para ajudar o caçador. Criou uma flauta mágica. Ao ser tocada, a flauta emitia um som mágico e fazia com que os animais, por mais ferozes que fossem, dançassem. Isso facilitava muito para o caçador acertar o alvo.

Entusiasmado com a flauta, o homem convidou alguns amigos e organizou uma viagem para as savanas. Logo no primeiro dia, o grupo encontrou um tigre faminto. O tigre se aproximava quando o caçador começou a tocar a flauta. Imediatamente o tigre começou a dançar e levou um tiro. Pouco tempo depois, alguns quilômetros à frente, o grupo foi surpreendido pelo salto de dois leopardos. Estavam a poucos metros deles. Mas, logo que o caçador começou a tocar a flauta mágica, os leopardos começaram a dançar e foram facilmente mortos. Assim aconteceu nos dias seguintes. Sempre que encontravam um animal feroz, tocavam a flauta e o bicho ficava mansinho, virando alvo fácil.

Quase no fim da jornada, quando já pensavam em arrumar as coisas para deixar o país, os caçadores avistaram um leão. Como não haviam caçado leão ainda, quiseram ir atrás dele. Quando se aproximaram, um dos caçadores começou a tocar a flauta, mas nada aconteceu. O leão não começou a dançar, e pior, vinha na direção deles. Já em desespero, o caçador tocava todas as notas que sabia, soprando o mais forte que podia, mas o leão não se deteve. Avançou e devorou os caçadores.

De cima de uma arvore, um pássaro que há dias acompanhava o grupo pensou:

- Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdo.

Para refletir

Soluções mágicas não existem na vida real. Assim como não existe uma resposta única para todos os problemas. Mesmo quando pensamos ter achado a solução perfeita, ela pode nos iludir e nos por em alguma fria. Cada situação exige uma resposta diferente. Cada questão tem elementos próprios que devem ser meditados e levados em consideração para se encontrar a solução mais adequada. Um bom líder deve ter muito claro que não pode conduzir sua equipe apenas baseado em respostas prontas, em solução “mágica” que deram certo no passado. Quando algo imprevisto surgir, ele deve saber como reagir. Caso contrário, o líder e toda a sua equipe serão devorados pelo “leão”, pelos concorrentes, pelo problema em questão.

Para discutir

-Em que se baseiam as suas decisões e julgamentos?

-Você tem consciência da realidade que lhe cerca e de todos os imprevistos que podem surgir?

Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus

Nenhum comentário: