Moisés e seu irmão Aarão se apresentaram ao faraó e lhe disseram: “Deixe que nosso povo saia do Egito e seja livre”. Mas o faraó se negou: “Não sairão daqui!”. E mandou os seus soldados reprimir os israelitas. Deus se irritou e preparou um castigo terrível. Dez pragas caíram sobre os egípcios.
1ª Praga
A primeira praga chegou: Deus converteu em sangue a água dos rios, dos lagos, das fontes e dos poços.
2ª Praga
Dos rios saíram milhares de rãs que invadiram todas as partes: na cama do faraó, na cozinha e por toda a parte saltavam rãs. O faraó disse a Moisés: “Peça ao seu Deus que leve todas estas rãs e deixarei livre o seu povo”. As rãs desapareceram, mas o faraó não cumpriu a promessa.
3ª Praga
A vara de Moisés tocou o solo e o pó se transformou em mosquitos. Nuvens de mosquitos cobriram o corpo das pessoas. As picadas eram insuportáveis.
4ª Praga
Deus enviou enormes enxames de moscas. O faraó estava desesperado e, de novo, prometeu a Moisés que deixaria o seu povo sair se a praga acabasse. A praga cessou, mas o faraó não cumpriu a promessa.
5ª Praga
AS ovelhas, os burros, as cabras e o gado dos egípcios morreram. Nem sequer um animal dos israelitas ficou doente.
6ª Praga
Moisés lançou no ar um punhado de cinzas e contaminou o ambiente. A pele dos egípcios se encheu de chagas e não suportavam mais a dor das feridas. Mas o faraó não fez nada.
7ª Praga
Uma tormenta de raios e granizo destruiu todas as colheitas.
8ª Praga
Uma praga de gafanhotos invadiu os campos. Nada do que era verde sobrou e os egípcios tiveram muita fome.
9ª Praga
Durante três dias, o povo do Egito ficou no escuro. O faraó chamou Moisés e lhe deu permissão para sair do Egito junto com o seu povo, mas impôs uma condição: deixar os rebanhos. Moisés não aceitou: “Os animais devem ir conosco”.
10ª Praga
Com a décima praga, o faraó se rendeu. À meia-noite todos os filhos primogênitos dos egípcios morreram.
Retirado do Livro Minha Bíblia – Ed. Paulus
Nenhum comentário:
Postar um comentário