As dez pragas – Êxodo 5 e 12

Moisés e seu irmão Aarão se apresentaram ao faraó e lhe disseram: “Deixe que nosso povo saia do Egito e seja livre”. Mas o faraó se negou: “Não sairão daqui!”. E mandou os seus soldados reprimir os israelitas. Deus se irritou e preparou um castigo terrível. Dez pragas caíram sobre os egípcios.

1ª Praga

A primeira praga chegou: Deus converteu em sangue a água dos rios, dos lagos, das fontes e dos poços.

2ª Praga

Dos rios saíram milhares de rãs que invadiram todas as partes: na cama do faraó, na cozinha e por toda a parte saltavam rãs. O faraó disse a Moisés: “Peça ao seu Deus que leve todas estas rãs e deixarei livre o seu povo”. As rãs desapareceram, mas o faraó não cumpriu a promessa.

3ª Praga

A vara de Moisés tocou o solo e o pó se transformou em mosquitos. Nuvens de mosquitos cobriram o corpo das pessoas. As picadas eram insuportáveis.

4ª Praga

Deus enviou enormes enxames de moscas. O faraó estava desesperado e, de novo, prometeu a Moisés que deixaria o seu povo sair se a praga acabasse. A praga cessou, mas o faraó não cumpriu a promessa.

5ª Praga

AS ovelhas, os burros, as cabras e o gado dos egípcios morreram. Nem sequer um animal dos israelitas ficou doente.

6ª Praga

Moisés lançou no ar um punhado de cinzas e contaminou o ambiente. A pele dos egípcios se encheu de chagas e não suportavam mais a dor das feridas. Mas o faraó não fez nada.

7ª Praga

Uma tormenta de raios e granizo destruiu todas as colheitas.

8ª Praga

Uma praga de gafanhotos invadiu os campos. Nada do que era verde sobrou e os egípcios tiveram muita fome.

9ª Praga

Durante três dias, o povo do Egito ficou no escuro. O faraó chamou Moisés e lhe deu permissão para sair do Egito junto com o seu povo, mas impôs uma condição: deixar os rebanhos. Moisés não aceitou: “Os animais devem ir conosco”.

10ª Praga

Com a décima praga, o faraó se rendeu. À meia-noite todos os filhos primogênitos dos egípcios morreram.

Retirado do Livro Minha Bíblia – Ed. Paulus

Nenhum comentário: