Falta de Comunicação

Como é belo ver um casal de idoso que, depois de tantos anos de convivência, conhecem-se tão bem. Esta história, porém, mostra algumas falhas que podem acontecer.

Maria e Luís estavam prestes a completar bodas de ouro. Viviam felizes e gentis um com o outro. Sempre carinhosa e atenciosa, a mulher preparava todas as manhas um pão com manteiga, cortava e comia as bordas, e deixava apenas o miolo para o marido, já que é a melhor parte. Nessa manhã, resolveu provar ela o miolo e deixar as bordas para o marido. Depois de tantos anos e casados, certamente o marido não iria se importar.

Quão surpresa ela ficou quando o marido beijou-lhe a mão e disse com um sorriso no rosto:

- Obrigado Maria, por você hoje me dar a parte de que mais gosto do pão: a borda. Durante anos comi o miolo porque achei que você gostasse da borda.

Para refletir

A situação é exagerada, mas reflete um problema muito comum em nossa sociedade: a falta de diálogo. Quanta perda de tempo pode ser evitada com uma simples comunicação. Podemos passar anos fazendo algo de que não gostamos, ou fazendo trabalho dobrado apenas pelo fato de não perguntarmos ou não nos expressarmos. Se o casal da parábola tivesse desde o inicio do casamento sido claro e dito qual parte preferia, os dois não esperariam tanto tempo para se entender. Isso acontece com muita freqüência nas empresas e em qualquer equipe de trabalho. O que às vezes pode parecer generosidade, renuncia, prestatividade pode ser na verdade empecilho para uma solução prática e eficiente. P líder verdadeiro deve promover sempre o diálogo e favorecer a comunicação.

Para discutir

-Como é a comunicação na sua empresa e na sua equipe?

-Quando falta comunicação na equipe, quais os problemas que certamente surgirão?

Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus

Nenhum comentário: